Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista TICs & EaD em Foco é uma publicação científica multidisciplinar semestral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Tem por propósito principal a difusão do conhecimento e o intercâmbio de trabalhos de investigação, realizados na área da Educação a Distância e na área das Tecnologias, com impacto positivo no Ensino e na Aprendizagem. Entre suas atribuições estão:

• abordar questões conceituais e metodológicas, bem como o desenvolvimento da pesquisa, aplicada ou teórica, acerca da Educação a Distância – EaD e/ou sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs;
  • difundir a produção científica de pesquisadores da EaD e/ou das TICs, vinculados a institutos de pesquisa e de educação superior no Brasil e no exterior; e
  • propiciar um espaço para o debate teórico acerca de enfoques específicos com a transversalização das TICs, contribuindo com o avanço científico das áreas vinculadas.

Área de Concentração (linhas de investigação)

• Estudo da Arte sobre TICs e/ou EaD;
  • Avaliação da Aprendizagem na EaD e/ou mediadas pelas TICs;
  • Formação de Professores para a EaD e/ou para o uso das TICs;
  • Metodologias e Práticas Educativas na EaD e/ou para o uso das TICs.

Processo de Avaliação pelos Pares

• Avaliação preliminar realizada por membro do corpo editorial, que deverá examinar a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação;
  • Avaliação duplo-cega;
  • Envio do parecer para os autores com o resultado da avaliação.

Periodicidade

A TICs & EaD em Foco tem periodicidade semestral e recebe submissões a qualquer tempo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar, gratuitamente, o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.