EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA IDOSOS: reflexões e retrato de uma realidade sob a perspectiva da Educação a Distância
Resumo
A educação a distância tem ganhado espaços cada vez maiores no sistema educacional brasileiro. Ainda que o público alvo seja adulto em fase produtiva, no que diz respeito à área profissional, o país depara-se cada vez mais com uma nova realidade, a do aumento de pessoas ativas que entram para a chamada terceira idade. Este trabalho pretende discutir a inserção de idosos no modelo educacional a distância, tendo como base uma realidade de uma instituição de ensino. O estudo fez uma análise transversal do número de pessoas que participaram dos cursos, esses, ofertados pelo IFPR/EaD, no ano de 2014. Ao mesmo tempo em que se notou a inserção de idosos em todos os cursos ofertados, ainda é notado um quantitativo baixo, em torno de 1 a 2%. O estudo chama a atenção para essa nova realidade e pauta-se no fato de que a expectativa de vida da população brasileira está em constante crescimento e, portanto, há que se pensar em alternativas para garantir a plena condição de aprendizagem para esse público, levando em consideração suas peculiaridades.
Palavras-chave: Educação. Educação Profissional. EaD. Tecnologias. Envelhecimento.
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