WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo
Resumo
A internet pode atuar na motivação e facilitação do processo de ensino-aprendizagem pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Entretanto, pode se tornar um instrumento de dispersão deixando de agregar qualidade ao processo de ensino-aprendizagem. Para evitar essa dispersão pode-se utilizar as WebQuests oportunizando a produção de materiais de apoio ao ensino em função da demanda dos docentes e discentes. Este trabalho objetivou desenvolver uma WebQuest e verificar sua contribuição como ferramenta pedagógica. O primeiro passo para sua construção foi definir o tema, considerando os conteúdos abordados pelas seis disciplinas envolvidas. Em seguida foram construídos os elementos estruturantes formando seus componentes principais: introdução, tarefa, processo, recursos, conclusão e avaliação. O que mais chamou a atenção da equipe de professores na sua elaboração foi sua estrutura que propiciou um trabalho interdisciplinar com capacidade para utilizar diversas tarefas e processos, explorando o trabalho em equipe e o lúdico. Apesar das dificuldades encontradas, os alunos relataram como pontos positivos e de motivação o desafio colocado na própria forma de escrita dos textos, seu caráter interdisciplinar, e os sites indicados. Enquanto recurso pedagógico se mostrou como uma ferramenta poderosa para se trabalhar na formação inicial de professores, além exigir dos alunos a utilização das TDICs de forma a obter conhecimento útil para a resolução de problemas.
Palavras-Chave: Mundo Online. Práticas Inovadoras. Tecnologias Digitais. Aprendizagem Ativa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.