MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: revisão sistemática da produção do conhecimento
Resumo
A área educacional tem experimentado uma série de inovações tecnológicas em seus processos, possibilitando novas formas de interação, formatos e espaços. É necessário um processo reflexivo acerca da inserção de mídias e seus desdobramentos na educação. Neste estudo, realizou-se o levantamento da produção acadêmica sobre mídias e educação por meio do seguinte questionamento: No Brasil, o que tem sido produzido na academia sobre “mídias” e/na “educação” nos últimos cinco anos? Investigou-se a produção do conhecimento por meio da revisão sistemática da literatura. Foram analisados 35 artigos acadêmicos que tratavam da interseção entre mídias e educação. Na leitura dos artigos, notou-se vasta heterogeneidade de contextos, conteúdos e aplicações de estudos que relacionam mídia e educação. Dos artigos, 10 trabalharam a discussão teórica e 25 estudos contemplaram pesquisas aplicadas. Entre as metodologias utilizadas a que mais se destacou foi a qualitativa. Três eixos temáticos principais foram destacados, a saber: a utilização de mídias impressas, mídias digitais e tecnologias de comunicação e informação. As mídias, recursos e ferramentas que foram utilizadas/mencionadas são em sua maioria audiovisuais, destaque também para as tecnologias de informação e comunicação e as redes sociais virtuais. O panorama traçado pelas leituras remete a um contexto de difusão midiática, cabendo a todos a reflexão sobre como esses meios podem ser apropriados ao contexto educacional e como proporcionam uma visão crítica sobre o processo.
Palavras-chave: Mídias. Educação. Revisão Sistemática.
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