REFLEXÕES SOBRE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM COM O AUXÍLIO DE OBJETOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v9i1.661Palavras-chave:
Aplicativos digitais na educação; Aprendizagem em tempos pandêmicos; Objetos digitais de aprendizagem.Resumo
Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação e o uso dos objetos digitais formam um terreno de constante interesse para pesquisadores da área de educação por estarem sempre guiando profundas transformações no viver e atuar dos alunos e, consequentemente, no do docente. Esta afirmativa tornou-se ainda mais expressiva com as necessidades educacionais destacadas no período pandêmico de COVID-19, e a pesquisa aqui apresentada segue nessa perspectiva. Com o objetivo central de entender como foram utilizados os objetos digitais de aprendizagem, em prol da otimização da aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, durante o período de crise, o estudo foi desenhado por meio de uma revisão sistemática de literatura sobre a temática com recorte temporal pré e durante período pandêmico, a fim de conhecer se houve alterações deste uso. Os dados analisados mostram que, sem planejamento, aplicação e avaliação contextualizados nas atuações dos docentes e dos discentes, os objetos digitais de aprendizagem podem perder sua capacidade de auxiliar no processo de aquisição do conhecimento e atuarem apenas como meros recursos de entretenimento. Esse redescobrir e reaprender constante por parte dos professores é um movimento contínuo. O planejamento pedagógico, com a disponibilização de um objeto, deve ser pensado e repensado para haver um sincronismo e um efetivo aproveitamento entre ele e o conteúdo a ser trabalhado.
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