SIMULADOR RPG E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO LITERÁRIA: perceções de alunos do Ensino Profissional
DOI:
https://doi.org/10.18817/swg11h08Palavras-chave:
jogo RPG; simulador; inquisição; literatura.Resumo
A Educação Literária é fundamental na formação dos alunos enquanto cidadãos livres e leitores competentes, por ajudar a interrogar o mundo e a fomentar a aprendizagem sobre o eu, o outro e a realidade que os rodeia. Todavia, nem sempre é fácil motivar os alunos para o estudo de obras de épocas passadas. Este estudo preliminar explorou a integração de um prompt simulador de jogo RPG em interfaces de Inteligência Artificial Generativa (AIG) nas aulas de Português. O objetivo central foi aprofundar a compreensão do contexto histórico do romance “Memorial do Convento”, particularmente o período da Inquisição em Portugal, com alunos do 12º ano do Ensino Profissional. Recorreu-se a uma metodologia de investigação mista, que incluiu inquéritos por questionário e observação participante, permitindo analisar as perceções dos alunos e o impacto desta abordagem. Os resultados iniciais revelam uma avaliação positiva da estratégia pedagógica, um aumento da aprendizagem e da consciência metacognitiva dos alunos, e sugerem que simuladores de RPG associados a chatbots de IAG podem potenciar o envolvimento, o pensamento crítico e as competências comunicativas, contribuindo para uma aplicação eficaz do conhecimento literário. Este trabalho abre novas possibilidades para futuras investigações e intervenções práticas no campo da educação.
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