GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar

Autores

  • ANDREZA REGINA LOPES DA SILVA
  • JULIANA BORDINHÃO DIANA
  • FERNANDO JOSÉ SPANHOL

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional que tem se expandido nos últimos anos de modo expressivo no Brasil, mesmo diante dos desafi os econômicos, políticos e sociais encontrados na realidade do país. Assim, considera-se a EaD como uma inovação educacional, extremamente, promissora. Nesse contexto, há diferentes aspectos relacionados a essa para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Na EaD, a elaboração da avaliação é uma questão estratégica que infere diretamente na manutenção e perenidade do sistema de um curso a distância. A partir dessa premissa, o objetivo deste artigo é apresentar o modelo utilizado na gestão da produção de prova presencial para EaD, a partir das ações realizadas pela equipe multidisciplinar de um curso de especialização, ofertado para profi ssionais da área de Segurança Pública. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, descritivo-exploratória, aplicada a um estudo de caso. Como resultado, destaca-se que uma avaliação de qualidade é produto do trabalho de uma equipe multidisciplinar integrada e, para tanto, o mapeamento do processo, como prática de gestão do conhecimento, contribui para a atuação em equipe, bem como para a qualidade pedagógica do produto fi nal – a prova presencial. A partir da pesquisa, considera-se que o uso de conceitos de gestão favorece o desenvolvimento dos processos avaliativos que, nesses cenários, estão pautados em práticas intensivas de conhecimento a partir do trabalho multidisciplinar.Palavras-chave: Educação a Distância. Avaliação. Gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDREZA REGINA LOPES DA SILVA

Doutoranda e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

JULIANA BORDINHÃO DIANA

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

FERNANDO JOSÉ SPANHOL

Doutor e Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

04-11-2016

Como Citar

DA SILVA, A. R. L.; DIANA, J. B.; SPANHOL, F. J. GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/109. Acesso em: 20 abr. 2024.