O FÓRUM COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA NO NEAD/UFMA

Autores

  • Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo

Resumo

Sabemos que a criação e o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem têm sido aceitos pela sociedade brasileira nos últimos anos. As ferramentas utilizadas com maior frequência têm sido os fóruns, artefatos virtuais necessários para auxiliar os cursos a distância ou semipresenciais, bem como para a criação e gerenciamento de comunicações virtuais. Temos como objetivo principal desta pesquisa o fórum, este como ferramenta interativa no processo de ensino e aprendizagem no Curso de Pedagogia na modalidade a distância, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão, através da análise das respostas dos (as) alunos (as) do curso no Município de Humberto de Campos no estado do Maranhão. Investigam-se as falas dos (as) alunos (as), utilizando a ferramenta questionário semiestruturado, para identificar como o fórum é visto por eles (as) durante o processo de ensino e aprendizagem neste curso. O percurso metodológico adotado foi de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa de campo em um dos campi da UFMA. A análise e interpretação dos dados levantados levaram à conclusão de que o fórum é uma ferramenta interativa, comunicacional e dialógica de aprendizagem em situações on-line, na medida em que oportuniza o diálogo, possibilitando novas formas interativas de aprender e ensinar. Sua eficácia, entretanto, depende das estratégias que o professor utiliza para proporcionar a participação do aluno no fórum.Palavras-chave: Fórum. Interação. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Curso de Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo

Doutora em Ciências da Educação. Possui graduação em História pela UFMA e pós-graduação em Docência e Tutoria a Distância pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul – PUC/RS.

Downloads

Publicado

04-11-2016

Como Citar

REINALDO, T. B. dos S. O FÓRUM COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA NO NEAD/UFMA. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/112. Acesso em: 24 abr. 2024.