A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FORA DO COMUM DE PROFESSORES: obsessões e (in)certezas

Autores

  • Eliana Sampaio Romão

Resumo

O presente artigo tem sua origem em uma pesquisa de base fenomenológica/hermenêutica com professores e alunos da EaD. Parte da premissa que se é certo que as Tecnologias da Informação e Comunicação contribuem para a aprendizagem a distância, é certo, também, que sua utilização não é condição suficiente para o alcance dos fins educativos. As tecnologias úteis são aquelas humanizadoras, as quais, com efeito, servem para humanizar. Este texto objetiva mostrar algumas das obsessões imiscuídas no âmbito de modalidades fora de série. Obsessões que nos limites de cursos de formação fora do comum, diga-se, não convencionais, embolam-se com mitos e mitificações – quais sejam: obsessão da “coisa fácil”; do mau aluno; da flexibilidade; da qualidade duvidosa; do querer como poder; da aprendizagem individualizada; do papel do tutor à margem da natureza tutorial do seu papel como docente - “ajudar a educar-se”. Sabe-se, porém, que nada vai superar os ganhos que o encontro presencial pode trazer, embora nem sempre esses ganhos sejam garantidos. Importa combater atitudes obsessivas, bem como vencê-las na perspectiva de uma formação docente fora do comum e à altura de seu tempo.Palavras-chave: Educação a Distância. Professor-Tutor. Aluno. Tecnologias Humanizadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Sampaio Romão

Pedagoga com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado, sênior bolsa Capes, pela Universidade do Porto - Portugal. Professora da graduação e do Programa de Pósgraduação em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador. Membro do grupo. Inserese, na qualidade de pesquisadora Sênior, no Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade e no Grupo Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

ROMÃO, E. S. A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FORA DO COMUM DE PROFESSORES: obsessões e (in)certezas. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, 2017. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/152. Acesso em: 18 abr. 2024.