DOS MARCOS DO FINAL DA ERA INDUSTRIAL ATÉ AS LITERACIAS DIGITAIS NO BRASIL - VISTAS A PARTIR DE UM AMBIENTE DE ENSINO COLABORATIVO NAS PERIFERIAS DOS GRANDES CENTROS

Autores

  • Benedito Medeiros Neto

Resumo

Antes a sociedade pós-industrial ou pós-moderna, em referências posteriores, estava baseada não apenas na força da mão de obra, mas pelo entendimento de que o rápido crescimento de oportunidades para profissionais liberais e de nível técnico resultaria em novos arranjos econômicos e organizacionais. Mas foi o crescimento da inovação tecnológica e sua universalização além do esperado, no que se refere ao computador e ao celular, em comparação ao ocorrido com a TV e o rádio, um grande fator de mudança. Assiste-se a um aumento considerável de acesso à Internet via telefonia móvel, que está sendo acompanhado por um lento barateamento dos custos de fornecimento de acesso à Internet pelas operadoras de telecomunicações, ao lado de um crescimento do mercado digital pelas exploradoras desses serviços no Brasil. No entanto, os processos de alfabetização digital, inclusão e literacia digital têm se mostrado um pouco mais eficientes do que antes, inclusive com dificuldade de uso e disponibilidade de acesso às TICs pelos usuários, especialmente em comunidades de baixa renda. Esses processos ainda continuam deficitários, notadamente quando realizados em local não adequado à aprendizagem, mesmo com uso do computador pessoal e de celulares. A construção de um ambiente colaborativo de aprendizagem e a identificação de dificuldades de avanço por parte dos usuários foram parte desta pesquisa, levando à conclusão de que os telecentros e os laboratórios de informática das escolas públicas de comunidades em estado de vulnerabilidade social, por vários motivos, não irão desaparecer de imediato. Talvez possa mudar de forma e de tipo de alfabetização digital, e focar em todos os aspectos da Literacia Digital, pois o que se espera inicialmente é propiciar o desenvolvimento de processos cognitivos em usuários carentes, para depois levar serviços assistidos de inclusão social e bem-estar para esses mesmos indivíduos.Palavras-chave: Sociedade Pós-moderna. Inovação Tecnológica. Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. Desigualdade Social. Competência da Informação. Políticas Públicas de TIC. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

MEDEIROS NETO, B. DOS MARCOS DO FINAL DA ERA INDUSTRIAL ATÉ AS LITERACIAS DIGITAIS NO BRASIL - VISTAS A PARTIR DE UM AMBIENTE DE ENSINO COLABORATIVO NAS PERIFERIAS DOS GRANDES CENTROS. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, 2017. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/158. Acesso em: 28 mar. 2024.