ENSINAR E APRENDER: a lousa digital interativa como instrumento de uso pedagógico
Resumo
Este artigo propõe descrever e analisar a experiência de inserção da Lousa Digital Interativa (LDI) nos ambientes de aprendizagem do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), projeto social, espaço de educação não formal que atende adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica. As mudanças ocorridas nas ações socioeducativas desenvolvidas pós inserção da LDI pelos educadores sociais em sala de aula traz para as práticas didático-pedagógicas um novo fôlego, um novo olhar para com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O texto tem enfoque teórico baseado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (2000), a pesquisa de perspectiva metodológica qualiquantitativa e de tipologia de estudo de caso, se utilizou do pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences), tendo como instrumento de construção de dados questionário online semiestruturado do qual teve como respondente o educador social do ILBJ. Os resultados expressam a promoção e o fortalecimento da interação mútua; o aumento na mobilização dos jovens ao aprender; o despertar e o estímulo à pesquisa; os conteúdos apresentados com os recursos da LDI operam um entusiasmo no aprendente facilitando assim sua assimilação e retenção. Constata-se, portanto, que aquisição da LDI trata-se de um ganho imensurável aos processos de ensinar e aprender empreendidos no Instituto Luciano Barreto Júnior.Palavras-chave: Lousa Digital Interativa (LDI). Ensinar e Aprender. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Aprendizagem Significativa.Downloads
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Publicado
27-03-2017
Como Citar
PINTO FREIRE, V.; NASCIMENTO DE CARVALHO, D. B.; DÓRIA LIMA, R. ENSINAR E APRENDER: a lousa digital interativa como instrumento de uso pedagógico. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, 2017. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/161. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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