FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza

Autores

  • Aline Lima Torres
  • Mabelle Maia Mota
  • Elainny Patrícia Lima Barros
  • Heraldo Simões Ferreira

Resumo

O presente artigo apresenta dados de uma dissertação de Mestrado, de cunho bibliográfico, caracterizada como “Estado do Conhecimento”, cujo objetivo geral é mapear produções acadêmicas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordam a prática da pesquisa como instrumento pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental e em Nível Médio, entre os anos de 2004 a 2011. Os objetivos específicos são identificar, conhecer e analisar nessas produções, as concepções e a abordagem adotada pelos professores sobre tal prática. O corpus para análise foi composto por 31 trabalhos, sendo 30 em nível de mestrado e um de doutorado. Com base na técnica de análise de conteúdo, elegemos três categorias analíticas, com o propósito de uma melhor compreensão do fenômeno investigado. Pelos limites dessa exposição, apresentaremos apenas uma, intitulada “A prática da pesquisa no espaço escolar” em que pudemos identificar e analisar as estratégias de ensino e os recursos didáticos, utilizados pelos professores para a realização desta prática para a aprendizagem do aluno nas etapas da educação básica escolhida para a investigação. Concluiu-se que os docentes recorreram às estratégias que propiciaram ao aluno sua participação ativa no processo investigativo, ao invés de estratégias tradicionais como, por exemplo, a aula expositiva, por considerarem que não permite ao educando aprender a aprender. O recurso didático mais utilizado para os discentes buscarem informações foi à Internet, a qual foi apontada, inclusive, como uma alternativa de combater o ensino tradicional. Para os pesquisadores, por meio da rede mundial, os educandos podem ter acesso a diferentes saberes, evitando, assim, a mera transmissão de conhecimento em sala de aula.Palavras-chave: Estado do conhecimento. Prática da pesquisa. Educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-07-2017

Como Citar

LIMA TORRES, A.; MAIA MOTA, M.; LIMA BARROS, E. P.; SIMÕES FERREIRA, H. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/169. Acesso em: 28 mar. 2024.