MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão

Autores

  • Ilderlane da Silva Lopes
  • Marlene Lobato Martins
  • Vanessa Geórgia Gonçalves Bastos Beckman
  • Rita de Cassia Tesseroli

Resumo

A mediação pedagógica é fundamental no ensino, seja na modalidade a distância ou presencial. O professor é muitas vezes questionado e cobrado quanto ao processo de ensino e aprendizagem. Entende-se que o professor precisa criar situações de aprendizagens para alcançar o aluno, promover interações entre estes, realizar o monitoramento da aprendizagem, estando apto a detectar e intervir quando necessário. A mediação refere-se ao ato de comunicar-se. Promover a interação em um curso a distância pode se tornar uma tarefa difícil, pois muitos docentes não tiveram ou não têm experiência nesse tipo de modalidade. O presente artigo tem como objetivo um estudo investigativo na perspectiva de identificar como ocorre a mediação pedagógica no Curso Técnico em Alimentos, na modalidade a distância, na forma subsequente, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e mediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, aliada à aplicação de um questionário com os alunos do referido curso. Observou-se que a mediação pedagógica está acontecendo de forma satisfatória entre alunos e tutores, o que se reflete na motivação para finalização do Curso Técnico em Alimentos. O referido curso dispõe de uma metodologia bem construída adotando inúmeras ferramentas e recursos para aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Mediação pedagógica. Educação a Distância. Ensino- aprendizagem.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

LOPES, I. da S.; MARTINS, M. L.; BECKMAN, V. G. G. B.; TESSEROLI, R. de C. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: uma análise do Curso Técnico em Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/215. Acesso em: 22 dez. 2024.