O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O meme é um gênero emergente da internet cuja estrutura textual apresenta um caráter interdisciplinar, e por isso permite diversas compreensões, desde o foco temático ao qual o contexto foi estruturado até às depreensões expressas pelos sujeitos sociais no processo de leitura, haja vista que a imagem também é texto, ou seja, requer por parte do leitor competência para compreendê-lo. Diante dessas considerações, objetiva-se com o presente artigo abordar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Médio, compreendendo-o como possibilidade metodológica para a leitura de textos. A pesquisa é classificada como bibliográfica, elaborada a partir de materiais impressos e disponibilizados na internet. Como fundamentação teórica destacam-se os autores Antunes (2003), Dionísio (2006), Marcuschi (2003, 2005) e Lima-Neto (2014), os quais tratam, respectivamente, sobre o ensino de Língua Portuguesa e suas variáveis, entre elas a leitura; a multimodalidade; os gêneros textuais, suas concepções e características; e os gêneros emergentes da internet, entre outros autores. Utilizar o gênero emergente meme no ensino de Língua Portuguesa é ressignificar no educando um pensar crítico e reflexivo, considerando suas práticas sociais de uso da língua, e reconhecer o caráter interdisciplinar que esse gênero emergente apresenta, uma vez que aborda sobre diversos temas do cotidiano.Palavras-Chave: Ensino de Língua Portuguesa. Meme. Ensino Médio. Competência leitora.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-11-2018
Como Citar
ALVES LUCENA, H. M.; DE ARAÚJO PONTES, V. M. O MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, 2018. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/323. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.