O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O artigo discute a influência das tecnologias móveis digitais (TMDs) no dia a dia dos alunos e como estão presentes dentro do ambiente escolar. Nesta destaca-se os aspectos: visualização, facilitação e motivação – aspectos das ferramentas considerados importantes pelos alunos. O objetivo foi analisar as percepções de um grupo de 54 alunos do 9º ano da Educação Básica do interior do Rio Grande do Sul, sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, os tablets, em sala de aula e como eles podem auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se de dois instrumentos para coleta de dados: questionários e observação sistemática. Os resultados apontam condições favoráveis de utilização do tablet na disciplina, assim como, a boa aceitabilidade dos recursos (aplicativos e softwares) pelo grupo investigado, – convertendo-se desta maneira, em uma ferramenta com substancial potencialidade de usabilidade no contexto escolar. No entanto, é mister lembrar que esta pesquisa não apresenta achados conclusivos, pois o texto reflete a produtividade de algumas situações de ensino e de aprendizagem experenciadas durante a investigação.Palavras-chave: Tablet. Matemática. Aplicativos. Professor. Aluno. Ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-11-2018
Como Citar
PEREIRA DA CRUZ, R.; QUARTIERI, M. T.; KLIEMANN, G. L.; DULLIUS, M. M.; NEIDE, I. G.; DO COUTO PRETTO, B. O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, 2018. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/326. Acesso em: 30 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.