PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

Autores

  • Carla Cerdote da Silva
  • Lilian Wrzesinski Simon
  • Taíse Coelho Leal

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama da oferta de cursos de PGLS a distância em nível de especialização na UFSC, evidenciando as áreas do conhecimento predominantes e a relação entre o número de cursos, a quantidade de vagas e a disponibilidade orçamentária para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino na instituição. Os dados para o desenvolvimento da análise foram coletados no Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG) da UFSC. Esse software é utilizado para a gestão acadêmica dos cursos de pós-graduação desde 2011, então o recorte temporal utilizado contemplou os cursos iniciados no período de 2012 a 2016. Foram ofertados 18 cursos de especialização lato sensu a distância no decurso desse período, com 9.786 vagas, as áreas do conhecimento que mais se destacaram foram a área da saúde e a gestão pública, seguidos pelas áreas de ensino de educação e humanas. Na análise dos dados, foi confirmado que os cursos de PGLS ofertados na UFSC fazem parte de programas e políticas públicas que extrapolam os limites institucionais. A importância do financiamento público para a manutenção desses cursos apresentou-se como uma maneira de elevar a qualificação profissional em nível de especialização para atuar em áreas carentes e de interesse coletivo, tais como saúde, educação e serviços públicos. Além disso, a EaD possibilitou a expansão dos cursos para regiões onde outras modalidades de ensino não conseguem chegar.Palavras-chave: Especialização Lato Sensu. Educação a Distância. Gestão do Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2018

Como Citar

CERDOTE DA SILVA, C.; WRZESINSKI SIMON, L.; COELHO LEAL, T. PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, n. 2, 2018. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/338. Acesso em: 20 abr. 2024.