FORMAÇÃO DE TUTORES PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE: um relato de experiência

Autores

  • Katherine Marjorie Mendonça de Assis
  • Juliane Silva Santos
  • Juan Magalhães Paiva
  • Ana Carolina Uruçu Rego Fernandes

Resumo

No Brasil, entende-se Educação Permanente em Saúde como uma política nacional que propõe a transformação das práticas dos profissionais do sistema de saúde, baseada na reflexão crítica sobre as experiências dos profissionais em ação na rede de serviços. A Educação a Distância tem sido considerada uma ferramenta importante para formação/qualificação desses profissionais, sendo o tutor uma peça imprescindível na condução do processo ensino-aprendizagem. No presente trabalho, tem-se o objetivo de relatar a experiência da implantação de um curso de formação de tutores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de especialização na modalidade Educação a Distância oferecido por uma Instituição Federal de Ensino Superior situada no Estado do Maranhão. O curso teve duração de 04 meses, com participação de 18 tutores, desenvolvido nos princípios e metodologias ativas de ensino. Ao final do percurso, os participantes avaliaram o curso, conforme critérios didáticos – pedagógicos, atuação do professor-facilitador e avaliação geral do curso. Os resultados da avaliação do Curso pelos tutores apresentaram um feedback positivo, com pontos relevantes a serem aperfeiçoados, como por exemplo, a inserção de mais recursos audiovisuais e apresentar mais situações de simulações nos fóruns. O curso de Formação de Tutores desenvolvido foi um desafio para os envolvidos, pela produção e oferta de um processo complexo de capacitação docente, com aspectos pedagógicos e tecnológicos específicos. O desenho metodológico permitiu o acompanhamento e a formação de tutores na atuação a distância junto com o processo avaliativo de forma construtiva e participativa, bem como quanto a dinâmica dos processos de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Educação a Distância. Tutoria. Educação Médica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

MENDONÇA DE ASSIS, K. M.; SILVA SANTOS, J.; MAGALHÃES PAIVA, J.; URUÇU REGO FERNANDES, A. C. FORMAÇÃO DE TUTORES PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE: um relato de experiência. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 5, n. 1, 2019. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/417. Acesso em: 25 abr. 2024.