MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um relato de experiência

Autores

  • Rosângela Nunes Almeida
  • Elzimar Palhano dos Santos
  • Isabel Cristina Silva Arruda Lamarca

Resumo

A Educação a distância apresenta-se como uma das modalidades da educação, possibilitada pela mediação dos suportes tecnológicos digitais e de rede, inserida em sistemas de ensino presenciais, mistos ou completamente realizada pela distância. Ademais, a mediação pedagógica constitui-se no comportamento do professor, que o coloca como um incentivador ou motivador da aprendizagem, porém há vários desafios na execução dessa prática. Nessa conjuntura, a prática docente mediadora tem uma dinâmica de coordenação, e ainda a descentralização nas atividades, cabendo ao tutor produzir e orientar atividades didáticas, necessárias para que os alunos desenvolvam seu processo de aprender, auxiliando-os na sistematização dos processos de produção e assimilação de conhecimentos, além de contribuir na coordenação, problematização e instaurando o diálogo com o aluno. Objetivou-se relatar a experiência de tutoria, enquanto prática de mediação pedagógica em cursos de Educação a Distância, enfatizando os desafios dessa atividade. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, subsidiado nas vivências de tutoras em cursos de educação à distância, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz, entre 2014 a 2016. Para efetivação do processo, a equipe de Educação a distância da referida instituição elaborou um material impresso, a organização e criação do Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica, com ênfase no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), utilizando-se da plataforma VIASK, e um sistema de acompanhamento e avaliação. A organização curricular do curso estruturou-se em quatro Unidades de Aprendizagem, com carga horária de cento e oitenta horas. As experiências revelaram que existem vários desafios na realização da mediação pedagógica, entretanto, as mais evidentes percebidas nos educandos foram a flexibilidade e a assiduidade em ambientes virtuais de aprendizagem. Dessa forma, torna-se necessário o conhecimento desses entraves, para que sejam superados, com vistas a evitar a evasão nos cursos, e assim, facilitar a troca de saberes no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Mediação pedagógica. Educação a distância. Tutoria.

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

NUNES ALMEIDA, R.; PALHANO DOS SANTOS, E.; SILVA ARRUDA LAMARCA, I. C. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um relato de experiência. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 5, n. 1, 2019. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/419. Acesso em: 29 mar. 2024.