PRÁTICAS EDUCATIVAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: por uma formação pedagógica inovadora dos professores do curso de medicina

Autores

  • Adriana dos Santos Prado Sadoyama
  • Maristela Vicente de Paula
  • Neila Maria Mendes Borges
  • Augusto César da Fonseca Neto
  • Paulo Alexandre de Castro
  • Geraldo Sadoyama

Resumo

Este trabalho apresenta e discute os resultados obtidos a partir de uma pesquisa qualitativa de uma atividade de formação dos professores concursados do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão que teve como escopo principal apresentar e discutir sobre as crenças epistemológicas e de identidade profissional ou profissionalidade docente destes futuros professores. O percurso metodológico fez o uso da pesquisa colaborativa através de sessões ou grupos de discussões para apontar as dificuldades em apreender os fazeres e saberes docentes, bem como, de formação dentro da perspectiva das metodologias ativas. Como resultados apontou que à formação docente e profissional do professor de medicina ainda é escassa. Além disto, a maioria dos docentes das escolas Médicas não reconhecem a docência como profissão e sim uma complementação de suas atribuições na formação destes profissionais médicos. Os resultados ainda apontam a necessidade de políticas de formação permanente para estes profissionais bacharéis que optam pela docência. Apontam também uma política de acompanhamento ou de tutoria por parte da gestão do curso, bem como, da coordenação pedagógica evitando assim sentimentos de nervosismo e ansiedade gerado de pelo sentimento de orfandade, muito comum a estes docentes principiantes. Esta transposição de médico docente para docente médico na avaliação desta pesquisa em andamento nos mostrou como este processo é árduo e que causa muito sofrimento nestes profissionais médicos docentes. É evidente que eles reconhecem as muitas lacunas no que se refere à profissionalização docente e que não há mais espaço para uma formação mecanicista do médico. Nesta perspectiva da identidade profissional do docente em medicina na construção de uma relação cognitiva e de experiências com a profissão professor um longo caminho deverá ser percorrido por estes profissionais.Palavras-chave: Profissionalidade docente. Formação de professores. Metodologias ativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

DOS SANTOS PRADO SADOYAMA, A.; VICENTE DE PAULA, M.; MENDES BORGES, N. M.; DA FONSECA NETO, A. C.; DE CASTRO, P. A.; SADOYAMA, G. PRÁTICAS EDUCATIVAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: por uma formação pedagógica inovadora dos professores do curso de medicina. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/450. Acesso em: 20 abr. 2024.