IMERSÃO INTERATIVA NO PROCESSO SELETIVO DE JOVENS AGRICULTORES PARA AS CASAS FAMILIARES RURAIS DO BAIXO SUL DA BAHIA-BRASIL: uma proposta de Inclusão Qualificada na Pedagogia da Alternância

Autores

  • Joana Almeida

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar e discutir a proposta metodológica “Inclusão Qualificada” (IQ), à luz dos quatro pilares da Educação preconizados pela UNESCO, que sustentam a trans-formação em questão bem como a Educação à Distância (EaD) como um todo. A IQ foi desenvolvida e executada entre 2016-2018, a fim de selecionar os Jovens Agricultores candidatos ao ingresso nas Casas Familiares Rurais (CFRs) do Baixo Sul da Bahia-Brasil. As CFRs operam sob a égide dos fundamentos da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, sendo esta última aqui entendida como uma vertente possível da EaD, já que uma parte de seu processo de aprendizagem está prevista para ser desenvolvida diretamente na propriedade rural de cada Educando. Além dos Jovens Agricultores candidatos às vagas e, através destes, suas famílias e comunidades, foram atores da IQ os diversos tipos de Educadores Sociais das CFRs. A inclusão proposta com essa metodologia ocorreu no acolhimento dos adolescentes na chamada “Pré-Alternância”, fase final da seleção que consiste em dois dias de vivência em tempo integral na CFR. Durante esse período imersivo, a ferramenta metodológica “Fotografia Escrita” foi aplicada junto à realização de atividades dinâmicas, com jogos que possibilitaram a interação entre Educandos e Educadores. Tal inserção do ato de escrever em uma trilha de aprendizagem de forma descontraída contribuiu com o engajamento dos Jovens Agricultores no levantamento de suas demandas. O material coletado passou por uma categorização descritiva cujo método de análise de dados via curadoria levou em conta filtros relacionados tanto aos objetivos das CFRs, quanto ao imaginário dos grupos. Como resultados, destacam-se a abertura dos participantes no campo da escrita, a dimensão gregária da seleção realizada de forma inclusiva, além da própria criação da ferramenta metodológica. Assim, a Inclusão Qualificada mostrou-se eficaz como exercício de imersão interativa, fazendo do processo seletivo um processo transformativo.Palavras-chave: Inclusão Qualificada.Processo Seletivo.Jovem Agricultor. Pedagogia da Alternância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-12-2019

Como Citar

ALMEIDA, J. IMERSÃO INTERATIVA NO PROCESSO SELETIVO DE JOVENS AGRICULTORES PARA AS CASAS FAMILIARES RURAIS DO BAIXO SUL DA BAHIA-BRASIL: uma proposta de Inclusão Qualificada na Pedagogia da Alternância. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/452. Acesso em: 25 abr. 2024.