AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO REGULAR DE TAQUARA: recursos disponíveis e dificuldades identificadas

Autores

  • Suzy de Abreu Costa
  • Filipa Seabra

DOI:

https://doi.org/10.18817/tics.v6i2.503

Palavras-chave:

Inclusão. Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC). Formação.

Resumo

Com o intuito de auxiliar com uma educação inclusiva, realizou-se um trabalho de investigação orientado à obtenção do doutorado que teve como objetivo geral, caracterizar o uso de tecnologias com vistas à inclusão, considerando a socialização, a aprendizagem, bem como, o respeito pelos direitos dos alunos com deficiências nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, com o objetivo de obter-se uma maior compreensão dos fenômenos a serem investigados, tendo como técnicas de recolha de dados, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada, instrumentos dirigidos, primeiramente à diretora da Secretaria de Educação Especial e, posteriormente, aos professores titulares e os de apoio. Nas análises dos resultados e durante o processo conclusivo, fez-se uma correlação com os objetivos específicos desta investigação, sendo estes: caracterizar os recursos tecnológicos e humanos disponíveis nas escolas para o atendimento aos estudantes com deficiência; conhecer as percepções dos professores titulares e os de apoio relativamente ao seu nível de competência na utilização destes recursos tecnológicos; analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre os impactos da utilização das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem nos alunos especiais incluindo ao nível pedagógico, curricular e extracurricular; e, por último, analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes e entraves à sua efetiva utilização. Em particular, no presente texto, propomo-nos responder preliminarmente ao primeiro e último desses objetivos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

COSTA, S. de A.; SEABRA, F. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO REGULAR DE TAQUARA: recursos disponíveis e dificuldades identificadas. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 2, p. 104–118, 2020. DOI: 10.18817/tics.v6i2.503. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/503. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Inclusivas e Inovações: os desafios da educação no século XXI