EFICÁCIA DA MENSAGEM PRIVADA NA MEDIAÇÃO ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.18817/tics.v6i2.507Palavras-chave:
EaD. Ambiente virtual de aprendizagem. Mensagem privada.Resumo
Este artigo traz algumas reflexões sobre o uso do recurso da mensagem privada no ambiente virtual de aprendizagem da disciplina Inglês, no curso Gestão Empresarial – EaD, da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC. O objetivo é destacar a eficácia dessa forma de comunicação entre alunos e docentes na plataforma Moodle, considerando o papel crucial da linguagem escrita na interação com o aprendiz da modalidade de ensino em foco. Utiliza-se como metodologia de pesquisa o relato de experiência, já que a exposição se baseia na docência em EaD desenvolvida ao longo dos últimos cinco anos por esta pesquisadora, como mediadora on-line (tutora) e responsável pelas disciplinas Inglês I, Inglês II e Inglês III no curso a distância referido. A experiência indicou que, movidos por falsas crenças sobre o processo de aquisição da língua inglesa, os aprendizes, de modo geral, se sentem pouco à vontade para compartilhar suas dúvidas e sugestões abertamente. Assim, é sempre reduzida a adesão deles ao fórum e maior a aceitação das mensagens privadas. A plataforma Moodle permite que as mensagens sejam trocadas em tempo real ou não, e a interação acontece somente entre o docente e o aluno. Demonstra-se que o recurso é eficaz na mediação on-line por estas razões: o aluno sente-se resguardado para manifestar-se e participar da disciplina, permitindo que o docente o conduza à aprendizagem. Tomam-se os textos de Catley LIMA; Michelle MACHADO (2010) e Ana Tinoco CABRAL; Alessandra CAVALCANTE (2010) como apoio para a discussão acerca da importância da escrita na educação a distância, e o de Fabio MADEIRA (2019), para a discussão das falsas crenças sobre o aprendizado da língua inglesa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-12-2020
Como Citar
BERTOLUCCI, D. M. de P. EFICÁCIA DA MENSAGEM PRIVADA NA MEDIAÇÃO ON-LINE. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 2, p. 156–171, 2020. DOI: 10.18817/tics.v6i2.507. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/507. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê - Práticas Inclusivas e Inovações: os desafios da educação no século XXI
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.