ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DOS CURSOS EM EAD DA UEMA, POR MEIO DE TÉCNICAS DE GAMEFICAÇÃO
Resumo
O presente artigo discute a utilização de técnicas de gamefi cação em ambientes educacionais,visando a aplicá-las no Ensino a Distância, por meio do AVA Moodle. Foram feitos estudos das ferramentasnativas e não nativas que dão suporte a essa nova forma de construir e trabalhar os cursos. A partir deentão, foi desenvolvido um novo plugin do Moodle, chamado BlockRanking, para incrementar os recursosde gamefi cação nos cursos e, dessa forma, incentivar, de maneira criativa e intuitiva, os alunos que utilizama plataforma como base de aprendizagem. Ainda com esse plugin é possível realizar um acompanhamentocontínuo dos alunos, por meio da pontuação acumulada.Downloads
Referências
CENSO EaD.BR 2014. Disponível em <http://www.abed.org.br/censoead2014/CensoEAD2014_portugues.
pdf>. Acesso em: 12 janeiro 2016.
CODE SQUAD. Disponível em: <http://code-squad.com>. Acesso em: 24 ago. 2015.
DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista
Interdisciplinar Científi ca Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01-13, Sem II. 2008.
DETERDING, Sebastian; DIXON, Dan; NACKE, Lennard; O”HARA, Kenton; SICART,Miguel. Gamifi cation: Using
Game Design Elements in Non-Gaming Contexts. Vancouver, Canadá, 2011.
Dicionário Aurélio on-line. Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/monitorizar. Acesso em: 28
setembro 2015.
DUOLINGO. Disponível em: <https://www.duolingo.com>. Acesso em: 24 agosto 2015.
FERREIRA, A. B. de H. Mini Aurélio. 4.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. 790p.
FLETCHER, P. R. Propósitos da avaliação educacional: uma análise das alternativas. Estudos em Avaliação
Educacional, São Paulo, FCC, n. 11, p. 93-112, jan./jun. 1995.
GNAUK B., DANNECKE, L., HAHMANN M. Leveraging gamifi cation in demand dispatch systems. EDBT-ICDT
'12 Proceedings of the 2012 Joint EDBT/ICDT Workshops. Berlin, Germany. 2012.
MEDINA, B. et al. Gamifi cation, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: Mjv Press, 2013.
MOODLE.ORG. Disponível em:<https://moodle.org>. Acesso em: 12 maio 2014.
MOODLE.ORG. Link do bloco. Disponível em: <https://moodle.org/plugins/view.php?plugin=block_progress>.
Acesso em: 24 setembro 2015.
MOODLE.ORG. Plugins disponíveis. Disponível em: <https://moodle.org/plugins/view.php?plugin=block_
ranking>. Acesso em: 24 setembro 2015.
SOUZA, A. de M. A relevância dos indicadores educacionais para a educação básica: informações e decisões. In:
______. (Org.). Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 90-109.
ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamefi cation by design. Northern California: O’Reilly Media, Inc., 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.