A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL

Autores

  • João Guilherme Baggio de Oliveira
  • Luana Caroline do Nascimento

Resumo

A evolução da tecnologia infl uencia a vida do ser humano, nas modifi cações que se introduzemno cotidiano e também nos processos adotados para as novas formas de ensinar e aprender. A expansãoda mídia digital reorganiza os mecanismos comunicacionais, desta forma produzindo novos modelos eplataformas da informação e linguagem para veiculação exclusiva na internet. A partir da década de 2000alguns veículos de comunicação passaram a adotar fenômenos online como meios de difundir informações enotícias. Entre eles estão os blogs, vlogs e os podcasts. Pensando nessas novas ferramentas comunicacionaiso Núcleo de Tecnologia de Educação Aberta e a Distância (NUTEAD) lançou o podcast Informa EaD. O termoPodcast é a união das palavras iPod e broadcast que é o termo utilizado pata a transmissão via rádio, e surgiuem 2004. Os podcasts são arquivos de áudio transmitidos via internet. No caso do informa EaD a hospedagemacontece em uma plataforma online (https://soundcloud.com/) criada a priori para a disponibilização ecompartilhamento de arquivos de áudio. O número de acessos total foi de 265 sendo a terceira edição amais acessada com 68 acessos no período de três semanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Guilherme Baggio de Oliveira

Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenheiro deAlimentos graduado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Gerente de Comunicação Social noNúcleo de Tecnologia e Educação a Aberta e a Distância (NUTEAD) da UEPG.

Luana Caroline do Nascimento

Graduanda do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de PontaGrossa (UEPG). Assessora de Imprensa do Núcleo de Tecnologia e Educação a Aberta e a Distância (NUTEAD)da UEPG.

Referências

BRADSHAW, Paul. Instantaneidade: efeito da rede, jornalistas mobile, consumidores ligados e o impacto no

consumo, produção e distribuição. In: CANAVILHAS, João. Webjornalismo: 7 características que marcam a

diferença. Covilhã: Livros LabCom, 2014. p. 111 – 136.

BRAGA, D. B. Práticas letradas digitais: considerações sobre possibilidades de ensino e de refl exão social

crítica. In: ARAÚJO, J. C. (Org). Internet & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p.181-195.

JORGE, Thais de Mendonça. Manual do foca: guia de sobrevivência para jornalistas. São Paulo: Contexto,

FERRARETO, Luiz Arthur. Rádio :o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001.

GIRARDI, Solange Campelo. A Formação de Professores Acerca de Novas Tecnologias na Educação.

, 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) – Universidade de

Brasília/ Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.

HAUSMAN, Carl;MESSERE, Fritz; O'DONNELL, Lewis; BENOIT, Philip. Rádio :produção, programação e

performace. São Paulo: Cengage, 2011

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34.1999.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação: como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix,

PAVLIK, John V. Ubiquidade: o 7.o princípio do jornalismo na era digital. In: CANAVILHAS, João.

Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: Livros LabCom, 2014. p. 159 – 184.

RIBAS, Beatriz. Características da notícia na Web - considerações sobre modelos narrativos. In: II Encontro

Nacional De Pesquisadores Em Jornalismo – SBPJor. Salvador: FACOM/UFBA, 2004. Disponível em: http://

www.facom.ufba.br/jol/pdf/2004_ribas_caracteristicas_noticia_web.pdf. Acesso em: 16/04/2015.

SOUNDCLOUD. Disponível em: < https://soundcloud.com>. Acessado em: 4 maio 2015.

Downloads

Publicado

10-05-2016

Como Citar

OLIVEIRA, J. G. B. de; NASCIMENTO, L. C. do. A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/60. Acesso em: 3 dez. 2024.