DILEMAS DO ENSINO REMOTO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Elaine Cristina do Nascimento
  • Fabio Pereira Cabral

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v8i1.600

Palavras-chave:

Ensino Superior. Pandemia. Ensino remoto.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar as recentes publicações sobre os dilemas encontrados no Ensino Superior, no contexto do ensino remoto, a partir do período de pandemia da Covid-19. O ensino com a utilização de recursos tecnológicos como estratégia educativa vem ganhando espaço no cenário educacional, especialmente, por combinar atividades presenciais e on-line, entretanto existem dilemas acerca das interações tecnológicas nos espaços acadêmicos. Como aporte metodológico, utilizou-se o método de Revisão Sistemática da Literatura (RSL), e, por meio dele, foram encontrados 72 artigos em 3 bases de dados (Scopus, SciELO e Web of Science). Para este estudo, foram selecionados 21 artigos, os quais foram classificados em 3 temas que compuseram a análise dos dados encontrados, a saber: desigualdades socioeconômicas dos discentes, práticas pedagógicas e ensino remoto. Nesses três tópicos, foram agrupados os artigos por similaridade. Os resultados da pesquisa apontam que a maioria dos artigos concordam que há uma tendência da permanência da modalidade híbrida de ensino e a necessidade do uso das tecnologias, bem como a necessidade de adaptação à modalidade remota com o uso das tecnologias de informação, embora haja desafios que transcendem questões estruturais, docentes e discentes, tais como: desigualdades socioeconômicas dos discentes, adaptação dos usos tecnológicos e adaptação ao “novo normal”.

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Publicado

22-04-2022

Como Citar

NASCIMENTO, E. C. do .; CABRAL, F. P. DILEMAS DO ENSINO REMOTO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 1, p. 6–20, 2022. DOI: 10.18817/ticsead.v8i1.600. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/600. Acesso em: 8 ago. 2022.