AVALIAÇÕES REMOTAS EMERGENCIAIS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

Autores

  • Jocemar de Quadros Chagas Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Elisangela dos Santos Meza Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v8i1.602

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática. Educação a Distância. Práticas de avaliação. Avaliações finais. Avaliações remotas emergenciais.

Resumo

Este artigo apresenta o processo de adaptação das avaliações em um Curso de Licenciatura em Matemática ofertado na modalidade a distância de uma universidade pública no estado do Paraná, durante o período de pandemia da Covid-19. Como contextualização, apresenta-se brevemente a universidade e o Curso de Licenciatura em Matemática, assim como o histórico da oferta a distância do referido curso no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O processo avaliativo constante no Projeto Pedagógico do Curso é, também, apresentado, assim como algumas pertinentes reflexões acerca da avaliação em Matemática. Na sequência, destaca-se a adaptação das avaliações finais (tipicamente presenciais) ao formato remoto, motivada pelas restrições de mobilidade e aglomeração impostas pelo poder público como tentativas de contenção da pandemia do novo coronavírus, sempre ressaltando que Ensino Remoto Emergencial (ERE) não deve ser confundido com Educação a Distância (EaD). As estratégias emergenciais apontam que a inserção no AVA do registro das resoluções, realizadas durante as avaliações, motiva a desenvolver um olhar mais atento à forma como cada licenciando organiza o pensamento e raciocínio matemático. Além disso, a manutenção da exigência de produção escrita pelos estudantes nas atividades avaliativas serviu como um processo de “experimentação” e “reflexão” para professores e coordenadores do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-04-2022

Como Citar

CHAGAS, J. de Q.; MEZA, E. dos S.; PEREIRA, A. L. AVALIAÇÕES REMOTAS EMERGENCIAIS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 1, p. 37–54, 2022. DOI: 10.18817/ticsead.v8i1.602. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/602. Acesso em: 8 ago. 2022.