EDUCAÇÃO DIGITAL, DESIGN INSTRUCIONAL E METODOLOGIA DOS DESAFIOS NUM CURSO DE LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Maria Aparecida Crissi Knuppel Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Marta Clediane Rodrigues Anciutti Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Jaqueline Almeida de Lima Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Scheyla Joanne Horst Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v8i1.603

Palavras-chave:

Educação digital. Metodologias inventivas. Design instrucional. Plataformas de aprendizagem.

Resumo

Com o objetivo de ampliar as competências de alunos da rede estadual de ensino em língua estrangeira e, ao mesmo tempo, incentivar o pensamento sobre vivências reais, como preparação para o intercâmbio estudantil no exterior, o Curso de Inglês Preparatório para o Projeto Ganhando o Mundo, da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (Seed-PR), foi estruturado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR), por meio do Programa Paraná Fala Idiomas (PFI) e da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), com o financiamento da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF). Para esse curso, o Design Instrucional (DI) tomou como base a metodologia da Aprendizagem Baseada em Desafios. Em sua primeira turma, ofertada para 100 alunos de diferentes cidades paranaenses no decorrer do ano de 2021, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) personalizado pela UVPR, a busca foi por customizar a experiência e propor uma trilha de aprendizagem composta por desafios que estimulassem a socialização entre os participantes, o contato frequente com professores, tutores, bem como a integração de materiais multimodais em uma aparência atrativa e intuitiva. Em um espaço colaborativo e pensando nos desafios da viagem para um outro país e cultura, os estudantes foram incentivados a refletir sobre questões norteadoras, a partir de um guia de atividades, sendo, também, orientados a publicar seus trabalhos em diferentes locais e formatos. Após essa experiência, percebeu-se, então, um amplo potencial da metodologia diante do perfil dos alunos do século XXI. Nesse sentido, este trabalho sintetiza a experiência de um DI que privilegiou a metodologia dos desafios em uma plataforma elaborada especialmente para um curso de língua inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-04-2022

Como Citar

KNUPPEL, M. A. C.; ANCIUTTI, M. C. R.; LIMA, J. A. de; HORST, S. J. EDUCAÇÃO DIGITAL, DESIGN INSTRUCIONAL E METODOLOGIA DOS DESAFIOS NUM CURSO DE LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 1, p. 55–68, 2022. DOI: 10.18817/ticsead.v8i1.603. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/603. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)