EDUCAÇÃO ONLINE E AS MUDANÇAS PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v8i1.604Palavras-chave:
Educação OnLIFE; Cultura Digital; Educação Digital em Rede.Resumo
O advento e a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto do ensino e aprendizagem há algum tempo têm sido objetos de pesquisas de diferentes campos do saber e de discussões no meio acadêmico. Nesse sentido, percebe-se, entretanto, o surgimento de diversas dúvidas no que concerne à definição de conceitos basilares, como: “cultura digital”, “educação OnLIFE”, “educação digital em rede”, “educação digital OnLIFE”, entre outros. Essa problemática se acentuou especialmente no cenário pandêmico, em que foi necessário que professores, educadores, coordenadores pedagógicos e a comunidade escolar, como um todo, utilizassem a tecnologia para garantir a continuidade das aulas, em formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A ideia deste trabalho surgiu durante as discussões do grupo de pesquisa “Grupo Multidisciplinar em Metodologias, Tecnologias e Design para EaD”. Assim, à luz de discussões de teóricos que discorrem sobre esses conceitos, como, por exemplo, Moreira; Schlemmer (2020), Floridi (2015), Di Felice (2017), entre outros, este artigo objetiva apresentar uma breve revisão de literatura sobre tais conceitos; situar seu surgimento, a fim de buscar maior compreensão sobre este universo que se desenha como “Educação Digital”; bem como discutir como esta esfera de conectividade, os novos paradigmas e novos cenários de ensino e aprendizagem têm sido dimensionados no contexto educacional brasileiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-04-2022
Como Citar
CORADIM, J. N.; COSTA, J. M. de S.; SANTOS, C. A. dos; OLIVEIRA, S. T. de. EDUCAÇÃO ONLINE E AS MUDANÇAS PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVAS. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 1, p. 69–84, 2022. DOI: 10.18817/ticsead.v8i1.604. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/604. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.