A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema

Autores

  • Heloísa Cardoso Varão Santos
  • Jocélia dos Reis Soares

Resumo

Este é um relato de experiência sobre o acompanhamento pedagógico dos graduandos doCurso de Licenciatura em Pedagogia-UEMA na modalidade a distância, no percurso da disciplina Prática deEnsino ministrada no período de dois anos nos polos da Universidade Aberta do Brasil-UAB e nos Centrosde Ensino Superior-UEMA no Estado do Maranhão. Foi estruturado a partir de uma pesquisa participantenuma abordagem qualitativa em que possibilitou analisar a trajetória de construção do perfi l de professorindagador, que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto derefl exão, como objeto de análise com a contribuição das tecnologias disponibilizadas no curso, refl etindo nasatividades da disciplina os problemas do contexto dos alunos. Constatou-se que a formação de professoresque considera a pesquisa como atividade ordenadora dos resultados das ações, busca atender a necessidadede uma educação para o pensamento e não simplesmente para a recepção de informações, desenvolvendoassim, posturas investigativo-refl exiva do seu fazer pedagógico, pela busca constante, indagações e críticasque permitem reconstruir seus saberes e práticas.

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Biografia do Autor

Heloísa Cardoso Varão Santos

Professora do DEFIL/CECEN UEMA- Mestre em Desenvolvimento Humano-UNITAU. Graduada em PEDAGOGIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (1979) Especialista emPlanejamento Educacional - Universidade Salgado de Oliveira , Mestra em Desenvolvimento HumanoFormação ,Políticas e Práticas Sociais -UNITAU . .Professora Assistente da UNIVERSIDADE ESTADUAL DOMARANHÃO. Tem experiência na área de Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos atuando na áreade Estágio em Educação Infantil , alfabetização, educação de jovens e adultos , políticas e fundamentos daeducação ,exerce a função de Diretora do Curso de Pedagogia a distancia na UEMA.

Jocélia dos Reis Soares

Coordenadora de Prática de Ensino-Pedagogia UEMANET- Pedagoga e Especialistaem Docência Superior, Gestão e Supervisão Escolar. Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADEDO MARANHÃO (2008). Atualmente é professora assistente da Dimensão Prática do curso de Pedagogiaa distância da Universidade Estadual do Maranhão- UEMANET e professora das Séries Iniciais do EnsinoFundamental efetiva pela prefeitura de São Luís- SEMED. Tem experiência na área de Educação, com ênfaseem formação de professores e projetos pedagógicos.

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Publicado

10-05-2016

Como Citar

SANTOS, H. C. V.; SOARES, J. dos R. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/61. Acesso em: 28 mar. 2024.