PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?

Autores

  • Elizângela Tenório Silva
  • Ariadne Enes Rocha
  • Fernanda Santos da Sila

Resumo

A educação a distância tem possibilitado a ampliação da formação acadêmica no Brasil. Um bomexemplo, é a especialização em Educação do Campo, ofertado no âmbito do Sistema da Universidade Abertado Brasil – UAB. É um curso de formação continuada para professores, gestores e técnicos que atuam nasescolas rurais, o qual insere-se nas defi nições das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolasdo Campo. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o ingressante da Especialização em Educaçãodo Campo, para conhecer o perfi l desse ingressante. Esta pesquisa foi do tipo estudo de caso, por meio deanálise documental a fi m de conhecer as características sociais, profi ssionais e acadêmicas do ingressanteda especialização. A análise dos dados foi do tipo quantitativo e qualitativo, e de cunho descritivo. Medianteos dados, constatou-se que entre os 216 ingressantes apenas 115 conseguiram concluir as disciplinas, o quecorresponde a 53,24 % do total de alunos. Constatou-se que 80% dos professores ingressantes atuam nazona urbana, enquanto que, apenas 20% atuam na zona rural, e penas 12% trabalham com a metodologiada Pedagogia da Alternância. Conclui-se que o curso trouxe muitas possibilidades, mas é importante queofereça a especialização para quem de fato convive com as temáticas do campo. Assim, a educação estáchegando ao campo, mas precisa ser efetivada para aqueles que estão totalmente comprometidos com essatemática. Dessa forma, é necessário conhecer espaços onde há maior necessidade de oferta do curso para oprofi ssional atuante no campo e que ainda não possui uma pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariadne Enes Rocha

Professora do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, CCA, Coordenadora doCurso de Especialização em Educação do Campo, UEMANET / CECEN, Dra em Agronomia, Departamento deFitotecnia e Fitossanidade, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.

Fernanda Santos da Sila

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú-UVA,Especialista em Psicopedagogia - FAMA. Assistente do Curso de Especialização em Educação do Campo.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cad. Cedes, Campinas,

v. 27, n. 72, p. 157-176, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a04v2772.pdf>.

Acesso em: 20 out. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Projovem Campo – Saberes da Terra. Disponível em: <http://portal.mec.

gov.br/projovem-campo--saberes-da-terra>. Acesso em: 20 out. 2015.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: no 9394/96. Brasília: 1996.

BRASIL, MEC. Decreto n. 5622, de 19 de dezembro de 2005. DOU, Brasília, n. 243. Disponível em:

www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/decreto/D5622compilado.htm>. Acesso em: 22 abr.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo. CNE/MEC, Brasília,

Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012002.pdf>. Acesso em: 23 out

CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica. Sobre educação do campo. São Paulo, 2010.

CENSO. EAD. BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil, 2012 = Censo EAD.BR: Analytic

Report of Distance Learning in Brazil/[traduzido por Opportunity Translations]. – Curitiba: Ibpex, 2013.

Disponível em: <http://www.abed.org.br/censoead/censoEAD.BR_2012_pt.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2013.

COELHO, Adriana Araújo. Educação e as políticas educacionais do campo no período de 1996 a 2011:

trajetória e contradições no estado do Maranhão. Páginas, 189 a 213 In:____. Questões educacionais:

entre velhos desafi os e novas perspectivas. São Luís: Eduema, 2014.

OLIVEIRA, Maria Eliane de. A experiência do curso de especialização em educação do campo a

distância secad/mec/uab/ifpa: perspectivas e desafi os. 2011. Disponível em: http://ieppecpb2011.xpg.

uol.com.br/conteudo/GTs/GT%20-%2007/07.pdf>. Acesso em: 23 out. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.

LIMA, Rosirene Martins. O rural no urbano: uma análise do processo de produção do espaço de Imperatriz-

MA. R. RA’E GA: O Espaço Geográfi co em Análise. Editora UFPR. Curitiba. n. 7. p. 125-138, 2003.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científi co: procedimentos

básicos, pesquisa bibliográfi ca, projeto e relatório, publicações e trabalhos científi cos. São Paulo: Atlas

MATTOS, Luciane Maria Serrer de. O plano de formação no contexto da pedagogia da alternância:

articulações entre temas geradores e conteúdos do ensino médio na Casa Familiar Rural de Cruz Machado

- PR. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal

do Paraná, Pato Branco, 2014.

MOLINA, Mônica C.; JESUS, Sônia Meire SA. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em

administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 2, 1996. Disponível em:<http://www.regeusp.com.br/arquivos/C03-

art06.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015.

RISTOFF, Dilvo. A trajetória da mulher na educação brasileira. INEP, Brasília, v. 10, 2010.

RIOS, Maria de Fátima S. Educação a distância: do caráter de excepcionalidade à profi ssionalização. Páginas,

a 240 In: Questões educacionais: entre velhos desafi os e novas perspectivas. São Luís: Eduema, 2014.

ROTTA, Mariza; ONOFRE, Sideney Becker. Perfi l da educação do campo: na escola do São Francisco do

Bandeira no Município de Dois Vizinhos–PR. Educação, v. 33, n. 1, 2010.

SERRA, Ilka Marcia R. de Sousa; ARAÚJO, Eliza Flora Muniz. A EAD chegando no campo: Análise do Curso de

Especialização em Educação no Campo, na modalidade à distância, mediada pelo Núcleo de Tecnologias

para a Educação – UEMANET. Revista PoloUM, São Luís, 2014. n. 5. ano III. INSSN:32317-532x.

Downloads

Publicado

10-05-2016

Como Citar

SILVA, E. T.; ROCHA, A. E.; DA SILA, F. S. PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/63. Acesso em: 21 nov. 2024.