PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?
Resumo
A educação a distância tem possibilitado a ampliação da formação acadêmica no Brasil. Um bomexemplo, é a especialização em Educação do Campo, ofertado no âmbito do Sistema da Universidade Abertado Brasil – UAB. É um curso de formação continuada para professores, gestores e técnicos que atuam nasescolas rurais, o qual insere-se nas defi nições das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolasdo Campo. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o ingressante da Especialização em Educaçãodo Campo, para conhecer o perfi l desse ingressante. Esta pesquisa foi do tipo estudo de caso, por meio deanálise documental a fi m de conhecer as características sociais, profi ssionais e acadêmicas do ingressanteda especialização. A análise dos dados foi do tipo quantitativo e qualitativo, e de cunho descritivo. Medianteos dados, constatou-se que entre os 216 ingressantes apenas 115 conseguiram concluir as disciplinas, o quecorresponde a 53,24 % do total de alunos. Constatou-se que 80% dos professores ingressantes atuam nazona urbana, enquanto que, apenas 20% atuam na zona rural, e penas 12% trabalham com a metodologiada Pedagogia da Alternância. Conclui-se que o curso trouxe muitas possibilidades, mas é importante queofereça a especialização para quem de fato convive com as temáticas do campo. Assim, a educação estáchegando ao campo, mas precisa ser efetivada para aqueles que estão totalmente comprometidos com essatemática. Dessa forma, é necessário conhecer espaços onde há maior necessidade de oferta do curso para oprofi ssional atuante no campo e que ainda não possui uma pós-graduação.Downloads
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