A UTILIZAÇÃO DO ZYGOTE BODY COMO RECURSO DE AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS: uma pauta sobre o conteúdo de anatomia humana

Autores

  • Francisco Nivaldo Monteiro Cardoso Instituto Federal do Maranhão - IFMA
  • Antonio da Conceição Filho Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus TImon

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i1.649

Palavras-chave:

Anatomia Humana; Biologia; TDIC; LVA.

Resumo

Os Laboratórios são partes essenciais para as disciplinas que estão dentro das Ciências da Natureza. Com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), os professores dessas áreas precisaram se reinventar, para que os alunos pudessem conciliar teoria com a prática. Assim fazendo a utilização de Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVA). Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento na base de dados científicos Google Acadêmico sobre o LVA Zygote Body como recurso para se utilizar na disciplina de Biologia e ou Ciências no recorte de 2018 a 2022. Para tanto utilizou-se o seguinte descritor: “Zygote Body”, em seguida elaborou-se critérios de inclusão para selecionar os trabalhos que fazem parte do presente trabalho. Com a pesquisa encontrou-se 266 trabalhos, que passaram por critérios restando 5 pesquisas. Com a pesquisa, foram compilados detalhes sobre as características desse LVA, além de coletar informações valiosas sobre seus recursos, e conclui-se que ele pode ser usado em sala de aula, abrangendo o conteúdo de anatomia, no ensino básico e superior. Também é importante salientar que, embora possa ser um recurso útil para auxiliar os professores em suas atividades, há escassas pesquisas recentes sobre o presente LVA. Nos últimos cinco anos analisados, foram encontrados apenas cinco estudos relacionados ao tema.

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Publicado

25-07-2024

Como Citar

CARDOSO, F. N. M.; CONCEIÇÃO FILHO, A. da. A UTILIZAÇÃO DO ZYGOTE BODY COMO RECURSO DE AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS: uma pauta sobre o conteúdo de anatomia humana. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 1, p. 6–23, 2024. DOI: 10.18817/ticsead.v10i1.649. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/649. Acesso em: 27 jul. 2024.