RESISTÊNCIAS AO E-LEARNING NA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i2.655Palavras-chave:
E-learning; Capacitação; Serviço Público; Educação Corporativa.Resumo
O estudo tem por objetivo compreender como as resistências afetam a capacitação continuada dos servidores de uma instituição pública por meio do e-learning. Para tanto, utilizamos como modelo teórico a Teoria de Resistência à EaD na Educação Corporativa (READEC) (Albertin; Brauer, 2012). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze servidores estaduais, analisadas sob a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, identificamos o bom rendimento e disciplina entre alguns servidores, enquanto outros tendem a procrastinar e necessitam de interação presencial. Observamos ainda que, apesar de a maioria dos servidores apresentar facilidade no uso da plataforma virtual, houve relatos que o sistema é complexo, o que pode representar uma resistência. Constou-se, ainda, que o monitoramento e feedback do professor também pode representar uma resistência. Com relação à estrutura técnica e organizacional, identificamos um fácil acesso ao suporte, além de perceber que o sistema possui ferramentas suficientes, porém, observou-se a falta de recursos e materiais.Downloads
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Publicado
30-12-2024
Como Citar
MENDES, R. P.; LIMA, T. C. B. de .; ARAUJO, R. de A. . RESISTÊNCIAS AO E-LEARNING NA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 2, p. 6–23, 2024. DOI: 10.18817/ticsead.v10i2.655. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/655. Acesso em: 8 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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