EDUCAÇÃO PERMANENTE: o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para a qualificação profissional
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i1.658Palavras-chave:
Tuberculose; Tele-educação; Educação permanente.Resumo
O desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma importante estratégia de educação em Saúde. Quando aplicada na perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS), possibilita a transformação da práxis dos profissionais. Assim, a tele-educação interativa pode viabilizar o acesso dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) à formação e qualificação profissional. O presente estudo tem por objetivo analisar a implantação da tele-educação interativa sobre tuberculose para os profissionais da atenção primária à saúde em um município da região Metropolitana da Baixada Santista. Focaliza avanços e limites da educação a distância (EaD) como integrante do Programa de Educação Permanente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pela análise do conteúdo. Como resultado, ressalta o caráter prático do EaD que possibilitou, horários flexíveis, causando impacto transformador na prática cotidiana e explicitou a necessidade de mais apoio dos gestores de todos os níveis para disponibilizar mais tempo e estrutura de acesso a essa ferramenta. Conclui-se que a tele-educação interativa é de grande relevância para a qualificação do profissional da atenção primária à saúde e, consequentemente, tem impacto positivo na melhoria da qualidade e resolutividade do atendimento ao usuário do SUS.Downloads
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Publicado
25-07-2024
Como Citar
BERNARDES, L. M.; LORANDI , P. Ângelo .; PAMPLONA, Y. de A. P.; MARTINS, L. C. EDUCAÇÃO PERMANENTE: o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para a qualificação profissional. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 1, p. 62–79, 2024. DOI: 10.18817/ticsead.v10i1.658. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/658. Acesso em: 30 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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