O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: relato de experiência em um curso de Pós-Graduação lato sensu no Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i2.660Palavras-chave:
Palavras-chave: Formação docente; Aprendizagem virtual; Ensino de ciências.Resumo
O presente estudo analisou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante uma capacitação de professores de Ciências do ensino fundamental em um curso de Especialização em Ensino de Ciências na modalidade EaD. A pesquisa procedeu-se de forma qualitativa, descritiva e transversal, e foi realizada com 38 professores-cursistas. Os resultados foram obtidos por meio da análise das práticas de ensino-aprendizagem dos professores-cursistas no AVA. Compreenderam-se suas experiências no curso de especialização acerca das potencialidades e pluralidades metodológicas com o uso de recursos virtuais. Observaram-se cursistas com variadas formações acadêmicas, onde muitos já empregavam esses recursos em suas aulas e compreendiam a EaD como uma modalidade de ensino conectada às necessidades dos discentes, possibilitando a construção de conhecimentos entre professor e alunos, além da instituição educacional e a sociedade. Para os professores-cursistas, no AVA, as aulas são dinâmicas e estimulantes devido à facilidade de acesso e aprendizado. Assim, o AVA, em conjunto com outros recursos digitais, desempenha um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem dos cursistas, possibilitando uma educação cidadã integrada ao ensino de Ciências, além de estimular a pesquisa através da prática docente virtual e tecnológica na escola. As vivências adquiridas pelos professores-cursistas no curso de especialização podem ser utilizadas em sala de aula com a participação ativa dos alunos por meio da utilização de diversos recursos digitais, promovendo um ensino de Ciências problematizador, investigativo e crítico.Downloads
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Publicado
30-12-2024
Como Citar
RODRIGUES, C. A. L.; SANTOS, E. B. dos .; SÁ-SILVA, J. R. O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: relato de experiência em um curso de Pós-Graduação lato sensu no Maranhão. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 2, p. 24–42, 2024. DOI: 10.18817/ticsead.v10i2.660. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/660. Acesso em: 8 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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