REALIDADE MISTA: possibilidades pedagógicas na educação

Autores

  • Jailson Antonio Ribeiro Viana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mariana Libero Abdalla Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Amilson Carlos Zanetti Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Stela Maria Fernandes Marques Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v9i1.663

Palavras-chave:

Realidade mista; Inovação digital; Aprendizagem significativa.

Resumo

A busca de alternativas para tornar as aulas mais criativas e motivantes para o aluno tornou-se um desafio aos professores. A tecnologia educacional, com sua variedade de ferramentas, surge como um caminho viável e eficaz a uma nova concepção de ensino e aprendizagem no século XXI. Os alunos já nascem e possuem intimidade com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação — TDICs, ou seja, possuem bastante naturalidade com os instrumentos tecnológicos. Nesse sentido, as escolas estão cada vez mais apostando nesse novo cenário tecnológico, unindo o pedagógico às ferramentas digitais. A realidade mista é a junção da realidade virtual com a realidade aumentada e, com isso, traz novas formas e caminhos de mediar o ensino escolar, aparecendo como alternativas inovadoras e estimulantes à aprendizagem em sala de aula. O objetivo do estudo é discutir e refletir como uma ferramenta tecnológica pode possibilitar uma aprendizagem mais significativa para os alunos e professores. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa dos dados, baseados em estudos evidentes e reflexões dos autores. Concluiu-se que a RM na educação pode possibilitar inovações pedagógicas e favorecer uma comunicação entre professores e alunos, por apresentar dinâmicas e evidenciar a realidades dos alunos, permitindo aos participantes se sentirem incentivados a buscarem o conhecimento, sendo recompensados por sua dedicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-07-2023

Como Citar

VIANA, J. A. R.; ABDALLA, M. L.; ZANETTI, A. C.; MARQUES, S. M. F. REALIDADE MISTA: possibilidades pedagógicas na educação. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 1, p. 45–60, 2023. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v9i1.663. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/663. Acesso em: 3 dez. 2024.