NOVOS LETRAMENTOS: o aplicativo TikTok como objeto digital de aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental

Autores

  • Antônio Ferreira Nogueira Neto Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0009-0005-8847-3260
  • Lílian de Sousa Sena Universidade Federal do Piauí
  • Naziozênio Antônio Lacerda Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i2.687

Palavras-chave:

Palavras-chave: Novos Letramentos; TikTok; Objeto digital de aprendizagem; Língua Portuguesa.

Resumo

Este artigo analisa os Novos Letramentos e o uso das tecnologias digitais como Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA), explorando suas potencialidades como ferramentas de ensino-aprendizagem criativas. O estudo foca no uso do TikTok como um recurso midiático acessível e dinâmico, destacando sua aplicabilidade no Ensino Fundamental, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa é de caráter descritivo, baseando-se em literatura recente e relevante para fundamentação e análises dos dados. Os resultados indicam que o uso do TikTok em sala de aula pode promover maior engajamento e participação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a educação básica contemporânea. Clarificou-se que o uso de ODA, em especial o aplicativo TikTok, promove maior participação e interação por parte dos alunos na construção do próprio conhecimento, fazendo com que fosse despertada suas habilidades e postas em prática as competências que hoje regem a Educação Básica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

NOGUEIRA NETO, A. F.; SENA , L. de S.; LACERDA, N. A. NOVOS LETRAMENTOS: o aplicativo TikTok como objeto digital de aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 2, p. 43–62, 2024. DOI: 10.18817/ticsead.v10i2.687. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/687. Acesso em: 8 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)