MOOCS E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS BRASILEIRAS: mapeamento do cenário de oferta em 2024

Autores

  • Alinne Magalhães Gomes Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC)
  • Francislê Neri de Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC) https://orcid.org/0000-0003-3663-7276

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v11i1.726

Palavras-chave:

Extensão; MOOC; Ensino Superior.

Resumo

A extensão universitária é a interface que promove o compartilhamento de saberes e a construção de soluções em parceria com a sociedade, diante dos desafios cada vez mais complexos impostos pela realidade. Ao aliar o potencial transformador da extensão às possibilidades da Educação a Distância, os Cursos Online Massivos e Abertos, do inglês Massive Open Online Courses (MOOCs), representam mais uma oportunidade de diálogo entre a universidade e a sociedade. No Brasil, as instituições de ensino superior, públicas e privadas, têm adotado os MOOCs como estratégia para expandir suas ações extensionistas, alcançando não apenas a comunidade do entorno, mas também toda a sociedade interessada nas temáticas abordadas nos cursos. Este artigo tem como objetivo descrever as principais características da oferta de MOOCs pelas instituições de ensino superior públicas no Brasil, por meio da análise de corpus latente na internet. No recorte temporal da pesquisa, foi possível identificar 45 instituições de ensino superior públicas brasileiras com oferta de MOOCs, totalizando um cenário de 1.805 experiências de aprendizagem nesse formato. Entre as instituições com oferta de MOOCs, destacaram-se: IFRS, UFRN, UFSCAR, IFES, UFRGS, IFSul e UEMA, cujo somatório de cursos representa 70,58% do total de MOOCs encontrados no levantamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-07-2025

Como Citar

MAGALHÃES GOMES, A.; NERI DE SOUZA, F. MOOCS E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS BRASILEIRAS: mapeamento do cenário de oferta em 2024. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 11, n. 1, p. 91–110, 2025. DOI: 10.18817/ticsead.v11i1.726. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/726. Acesso em: 25 jul. 2025.