FRAMEWORK PEDAGÓGICO NO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO ONLIFE: uma proposta para Auditoria Governamental

Autores

  • Lindomar Júnior Fonseca Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0009-0000-9489-441X
  • Carlos Alberto Diehl Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) https://orcid.org/0000-0002-2382-6070
  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Danielle Martins Leite Fernandes Lima Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Elisangela Santos da Silva Boose Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v11i1.740

Palavras-chave:

Auditoria; Práticas Pedagógicas Inventivas; Educação OnLIFE; Framework.

Resumo

Este artigo apresenta um framework cujo intuito é orientar a criação de práticas pedagógicas em auditoria governamental, fundamentado no Paradigma da Educação OnLIFE. Esse framework está estruturado em três elementos interconectados: o ecossistema conectivo inventivo, as competências a serem desenvolvidas e as missões a serem realizadas. Essas práticas pedagógicas são fundamentais para a formação em auditoria governamental, permitindo que os estudantes desenvolvam uma compreensão integrada das competências técnicas e comportamentais necessárias à profissão. Apoiado no Paradigma da Educação OnLIFE, o framework visa coengendrar atores humanos e não humanos no processo formativo, estimulando interações que promovam a cocriação entre esses elementos. Dessa forma, o framework não apenas identifica um conjunto de competências, mas também estabelece um ecossistema propício ao desenvolvimento dessas competências por meio de missões práticas e colaborativas. Ao propor práticas pedagógicas inventivas, a abordagem busca tornar a formação em Auditoria Governamental mais adaptativa e alinhada às demandas contemporâneas, potencializando a inventividade e a problematização no contexto educacional.

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Publicado

27-06-2025

Como Citar

ALVES, L. J. F.; DIEHL, C. A.; SCHLEMMER, E.; LIMA, D. M. L. F.; BOOSE, E. S. da S. FRAMEWORK PEDAGÓGICO NO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO ONLIFE: uma proposta para Auditoria Governamental. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 11, n. 1, p. 6–23, 2025. DOI: 10.18817/ticsead.v11i1.740. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/740. Acesso em: 25 jul. 2025.

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