EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA IDOSOS: reflexões e retrato de uma realidade sob a perspectiva da Educação a Distância

Authors

  • Lívia Pimenta Renó Gasparotto
  • Kriscie Krisciane Venturi
  • Mara Christina Vilas Boas

Abstract

A educação a distância tem ganhado espaços cada vez maiores no sistema educacional brasileiro. Ainda que o público alvo seja adulto em fase produtiva, no que diz respeito à área profissional, o país depara-se cada vez mais com uma nova realidade, a do aumento de pessoas ativas que entram para a chamada terceira idade. Este trabalho pretende discutir a inserção de idosos no modelo educacional a distância, tendo como base uma realidade de uma instituição de ensino. O estudo fez uma análise transversal do número de pessoas que participaram dos cursos, esses, ofertados pelo IFPR/EaD, no ano de 2014. Ao mesmo tempo em que se notou a inserção de idosos em todos os cursos ofertados, ainda é notado um quantitativo baixo, em torno de 1 a 2%. O estudo chama a atenção para essa nova realidade e pauta-se no fato de que a expectativa de vida da população brasileira está em constante crescimento e, portanto, há que se pensar em alternativas para garantir a plena condição de aprendizagem para esse público, levando em consideração suas peculiaridades.

Palavras-chave: Educação. Educação Profissional. EaD. Tecnologias. Envelhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Lívia Pimenta Renó Gasparotto

    Professora do Instituto Federal do Paraná;Doutoranda em Gerontologia/UNICAMP;Mestre em Saúde Coletiva/UNIFESP.

  • Kriscie Krisciane Venturi
    Professora do Instituto Federal do Paraná;Mestre em Enfermagem/UFPR.
  • Mara Christina Vilas Boas

    Professora do Instituto Federal do Paraná;Doutoranda em Gestão Ambiental/UP;Mestre em Educação/PUC-PR

Published

2016-11-04

How to Cite

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA IDOSOS: reflexões e retrato de uma realidade sob a perspectiva da Educação a Distância. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/106. Acesso em: 27 sep. 2025.