LETRAMENTO INFORMACIONAL: análise das competências dos bolsistas do PIBIC no Instituto Federal de Goiás
Abstract
Apresentam-se as competências informacionais requeridas de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Durante a investigação, procurou-se compreender a importância do letramento informacional para bolsistas que desenvolvem pesquisa no ensino superior. Identificou-se no estudo que o(a) bolsista precisa saber buscar e recuperar informação durante todo o processo de investigação, independentemente da área de conhecimento abrangida pelo projeto. Para que ocorresse o protagonismo científico, coube aos orientadores de pesquisa conduzir o(a) bolsista no processo de educação para informação. O estudo desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, utilizando abordagem qualitativa para compreensão da totalidade do objeto de estudo. O conceito competência informacional foi discutido a partir dos pressupostos teóricos de Hatschbach (2002), Campello (2009), Gasque (2012) e Varela-Prado, Cebreiro e Morante (2013). A pesquisa realizada apresenta-se por contribuição à necessidade de a instituição investir em um programa de ensino-aprendizagem que contemple a educação de bolsistas para busca e recuperação de informação durante toda a execução do projeto. Dos bolsistas participantes da pesquisa, 90% utilizam o Google como principal site de busca.
Palavras-chave: Letramento Informacional. Competência Informacional. Iniciação Científica. Bolsista.
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