METODOLOGIAS ATIVAS SOB O ENFOQUE DA CONVERGÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM AMBIENTES VIRTUAIS E PRESENCIAIS
Abstract
Em uma conjuntura atual caracterizada pela velocidade na geração e distribuição de conhecimento, questões fundamentais como o acesso à informação, as novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o respeito às diferenças étnicas, sexuais e culturais e a preservação de uma postura ética, colocam-se como grandes desafios para a sociedade contemporânea, especialmente na perspectiva da educação. Esse cenário define o aparecimento e o rápido crescimento das iniciativas de inserção da cultura tecnológica e da Educação a Distância (EaD) nas instituições de ensino em todo o país. O texto em questão tem como objetivo propor uma reflexão acerca do uso de recursos tecnológicos digitais com propostas de metodologias ativas no ensino, de modo a promover mudanças da dinâmica do ambiente educacional, por meio da convergência de estratégias pedagógicas virtuais e presenciais. Quanto aos procedimentos metodológicos, a estratégia consistiu em um trabalho de leitura analítica e hermenêutica de artigos que tratassem sobre a temática em foco; observação da participação dos discentes das turmas de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus Barreirinhas. Além disso, apresenta o resultado das discussões a partir da utilização da ferramenta do Google Classroom na ministração de Componentes Curriculares da dimensão pedagógica do Curso de Biologia.
Palavras–chave: Educação. Metodologias ativas. Sala invertida.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.