A RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

Autores/as

  • ROSÂNGELA NUNES ALMEIDA DA SILVA
  • ROBSON TIAGO RIBEIRO
  • ARISTÓTELES MENESES LIMA

Resumen

O presente trabalho analisou a resistência dos professores de Educação Básica às inovações tecnológicas, nas escolas municipais de Caxias, Maranhão, no período de setembro a outubro de 2015, destacando as práticas pedagógicas individuais de 19 professores entrevistados, como também a receptividade dos alunos. Na busca por modelos e métodos práticos ao ensino/aprendizagem muitos professores se apegam a teóricos que parecem ter solução para um bom funcionamento na sala de aula, pois, o professor competente incentiva o seu aluno a aprender todo e qualquer conteúdo com prazer. Portanto, a maioria dos docentes resiste ao novo, ao uso de tecnologias a seu favor, de certa forma impedindo a expansão dos educandos ao mundo da informática. Nessa perspectiva, identificamos a necessidade da promoção de estratégias para a conscientização dos docentes de Educação Básica em se inserirem na era da informática.

Palavras-chave: Professores. Alunos. Métodos. Tecnologia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • ROSÂNGELA NUNES ALMEIDA DA SILVA

    Mestranda em Biodiversidade, Ambiente e Saúde pela Universidade Estadual do Maranhão (CESC-UEMA), Especialista em Saúde Mental

  • ROBSON TIAGO RIBEIRO

    Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social , Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnológico) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

  • ARISTÓTELES MENESES LIMA

    Especialista em Educação Especial pela Universidade Católica Dom Bosco, Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - FACEMA

Publicado

2016-11-04

Cómo citar

A RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/113. Acesso em: 27 sep. 2025.