PANORAMA DA PESQUISA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Elisa Tuler
  • Leonardo Rocha
  • Washington Luiz

Resumen

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão, cada dia mais, sendo aplicadas ao contexto da Educação de uma forma geral. Essas tecnologias visam permitir e facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes. Na Educação a Distância (EaD), as TICs são ferramentas indispensáveis para todo o processo, visto que elas são utilizadas não apenas como ferramentas de interação entre os atores envolvidos, mas também como recursos educacionais. Na verdade, as TICs são essenciais para que todo processo ocorra e permitem que o processo de aprendizagem aconteça de uma maneira mais autônoma e através de diferentes formas. Mas quais as abordagens estão sendo apresentadas nas pesquisas que envolvem as tecnologias em EaD? O que vem sendo estudado e discutido na área? O objetivo desse artigo é levantar trabalhos recentes que apresentem ou se desdobrem na área de tecnologia em EaD. Foram coletados cerca de 630 artigos dos últimos dois anos (2015-2017) e selecionados inicialmente 75 artigos que apresentam os termos “tecnologia” ou “inovação” diretamente em seus títulos. Da análise realizada, foi possível obter três conjuntos de trabalhos, que abordam temas similares: (1) ciclo de vida das TICs (criação, aplicação, compartilhamento); (2) acessibilidade e inclusão social; (3) formação e desafios dos professores e envolvidos no uso das tecnologias. O panorama de pesquisa realizado visa mapear o que se tem desenvolvido atualmente e traçar diretrizes para novos caminhos.

Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Panorama de pesquisa.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-12-01

Número

Sección

Dossiê Temático: Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior - SIIES

Cómo citar

PANORAMA DA PESQUISA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/224. Acesso em: 27 sep. 2025.