APRENDIZAGEM MÓVEL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumen
O contexto da sociedade contemporânea nos leva a repensar os processos de ensino e de aprendizagem, tendo em vista as possibilidades que são desenhadas a partir do uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A utilização dos aparelhos móveis se mostra como uma ferramenta que possibilita uma nova forma de interação e de desenvolvimento de múltiplas habilidades. Nesse sentido, ante a necessidade de pesquisar, repensar, ampliar e discutir os modelos empregados no processo de ensino e de aprendizagem na Educação a Distância (EaD), é que nos dedicamos a discutir a utilização dos dispositivos móveis na EaD. As nossas discussões também passam pelo conceito de tecnologia proposto por Pinto (2005) e a Teoria da Distância Transacional de Moore e Kearsley (2011) como aportes teóricos fundamentais para a compreensão da aprendizagem móvel como facilitadora da aprendizagem. No texto ainda conceituamos o M-learning e sugerimos a aprendizagem por meio de jogos educativos com os telefones celulares. Consideramos que o empenho de professores e alunos se torna fundamental para a transformação e o ganho da educação a partir dessas novas ferramentas. A tecnologia aqui apresentada e discutida é apenas um instrumento para que o processo de ensino e de aprendizagem e a interação entre professores e alunos ocorram.
Palavras-chave: Educação a Distância. Aprendizagem. Mobilidade.Descargas
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