DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE FARMÁCIA DE 2017: perspectivas e desafios
Resumen
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Farmácia foram estabelecidas em 2002 que substituíram os currículos mínimos. Em 2017 houve uma atualização e reformulação das DCN e por isso o objetivo deste estudo foi analisar a DCN de 2017 do curso de Farmácia e identificar as perspectivas e os desafios para o ensino farmacêutico. Foi realizado um estudo descritivo exploratório, por meio da análise documental das DCN de 2017, com a busca do documento feita pelo site do Ministério da Educação e a análise dos dados por meio de categorias temáticas. As categorias identificadas foram: Perfil Profissional; Eixos de Formação e Competências, Habilidades e Atitudes. Os resultados são apresentados em duas partes, sendo 1) Perspectivas: as DCN enfatizam uma formação generalista, crítica, reflexiva, estruturadas para a clínica, a tecnologia e a gestão de forma a integralizar as competências, habilidades e atitudes com os conteúdos programáticos 2) Desafios: implantação das DCN pelos docentes, com valores e objetivos definidos em cada área de atuação, utilizando estratégias que garantem o aprendizado como a integração entre ensino-serviço-comunidade e assim transformarem os projetos pedagógicas dos cursos com as mais variadas metodologias de ensino. Esses achados apontam para a necessidade de mais análises sobre a implantação das DCN nos cursos de farmácia.
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares. Ensino Farmacêutico. Perspectivas. Desafios.
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