AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE

Autores/as

  • Danieli Simões
  • Sônia Alvim Veiga Pileggi
  • Dalva Cassie Rocha

Resumen

O professor deve instruir e mediar os seus alunos na prática docente, tornando a aprendizagem
um processo mais efi caz, onde o aluno constrói e reconstrói o seu conhecimento por meio de ferramentas
didáticas. O objetivo do presente trabalho foi proporcionar uma oportunidade de aprendizagem para o
ensino de biologia forense baseado na utilização de quizzes eletrônicos como uma ferramenta didático-
pedagógica virtual, tanto de apoio à prática docente como também um guia de estudos para alunos. O
universo amostral foram 15 alunos do 2° ano e 3° ano da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade
Estadual de Ponta Grossa. Foram desenvolvidos dois quizzes eletrônicos o primeiro denominado quizz simples
para levantar o conhecimento prévio dos alunos e orientar a elaboração de uma aula informativa, cujo acesso
online deveria ser espontâneo. O segundo, denominado quizz elaborado também foi apresentado aos alunos
para que acessassem de forma espontânea no ambiente virtual. Os resultados do quizz simples mostraram
competências e defi ciências sobre o tema abordado, que foram consideradas para a construção da aula
informativa. Houve 20 visualizações da aula no período de uma semana, contudo o acesso espontâneo a
essa aula por esses alunos não foi verifi cado. O recurso tecnológico didático foi apresentado como uma
metodologia diferenciada de ensino e como ambiente de aprendizagem, contribuindo para o processo de
construção do conhecimento, de forma autônoma. Entretanto, são necessárias ações contínuas centradas
no aprendiz, como aqui apresentadas para que essa autonomia se efetive.

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Biografía del autor/a

  • Danieli Simões

    Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Ponta
    Grossa (UEPG). Gradua da em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora em Escola
    Pública de São Luís, MA. Com experiência na área de Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental.
    Tem como objeto de estudo o uso de Tecnologias Digitais na Educação escolar e acadêmica.

  • Sônia Alvim Veiga Pileggi

    Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadual
    de Ponta Grossa (UEPG).

  • Dalva Cassie Rocha

    Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de
    Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2016-05-10

Cómo citar

AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/57. Acesso em: 27 sep. 2025.