USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: estudo de caso no Centro de Ensino Newton Bello, Lima Campos/MA
DOI:
https://doi.org/10.18817/2v8yvj19Palabras clave:
educação; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; ensino; formação de professores.Resumen
Até meados de 1990, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) eram pouco divulgadas, deixando espaço limitado para a especulação teórica e o uso dessas inovações no ensino e nos processos educacionais. Atualmente, contudo, tornaram-se ferramentas indispensáveis para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, buscou-se neste estudo analisar as implicações do uso das TDICs no processo do trabalho docente, voltado para uma prática pedagógica vinculada com as demandas da sociedade contemporânea, no Centro de Ensino Newton Bello, localizada em Lima Campos/MA. A pesquisa apresentada caracteriza-se como de natureza qualitativa, empregando como estratégia metodológica o estudo de caso. A amostra foi composta por professores que compõe o quadro de docentes da escola nos turnos vespertino e noturno. Para a coleta de dados utilizamos: 1 – aplicação de questionários para registrar os depoimentos dos professores sobre o que pensam e como utilizam as TDICs, e; 2 - a observação in loco, nos dias letivos, a fim de favorecer uma aproximação com o fenômeno estudado. Os resultados apontam para a compreensão de que o uso das TDICs permite e disponibiliza alternativas de ensino e aprendizagem qualitativa. No entanto, se faz necessário implantação de políticas públicas de formação em TDICs voltadas à atividade da prática docente, além de condições estruturais favoráveis ao uso dessas ferramentas no cotidiano da sala de aula.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0 Internacional.
