METODOLOGIA WEBQUEST: apropriação e utilização nas aulas de matemática no ensino médio
Resumo
Este estudo teve como proposta verifi car como alunos e professores do ensino médio de
uma escola da rede pública estadual do município de São José da Laje/AL apropriam-se e utilizam-se da
metodologia webquest nas aulas de matemática, buscando analisar até que ponto essa metodologia como
pesquisa orientada pode contribuir para a consolidação da aprendizagem do ensino da matemática no
ensino médio. Como procedimento metodológico, utilizou-se a abordagem qualiquantitava. Optou-se
por um levantamento bibliográfi co, complementado por uma pesquisa de observação com a aplicação de
uma webquest e um questionário de entrevista. A aplicação do questionário ocorreu em duas partes: um,
antes da observação com a utilização da webquest e, outro, depois. O estudo apontou que a educação
matemática ainda tem o professor como principal detentor do conhecimento, e que o uso das tecnologias
da informação e comunicação como recurso para as aulas de matemática podem modifi car essa prática,
e o aluno passa a ser o ator principal do processo de ensino e aprendizagem. Constatou-se também que
a metodologia webquest favorece situações de aprendizagem e contribui com a consolidação de novas
práticas e, consequentemente, melhora o desempenho e qualidade da educação matemática nas escolas
públicas.
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