METODOLOGIA WEBQUEST: apropriação e utilização nas aulas de matemática no ensino médio

Autores

  • Sylmara Fagundes da Silva

Resumo

Este estudo teve como proposta verifi car como alunos e professores do ensino médio deuma escola da rede pública estadual do município de São José da Laje/AL apropriam-se e utilizam-se dametodologia webquest nas aulas de matemática, buscando analisar até que ponto essa metodologia comopesquisa orientada pode contribuir para a consolidação da aprendizagem do ensino da matemática noensino médio. Como procedimento metodológico, utilizou-se a abordagem qualiquantitava. Optou-sepor um levantamento bibliográfi co, complementado por uma pesquisa de observação com a aplicação deuma webquest e um questionário de entrevista. A aplicação do questionário ocorreu em duas partes: um,antes da observação com a utilização da webquest e, outro, depois. O estudo apontou que a educaçãomatemática ainda tem o professor como principal detentor do conhecimento, e que o uso das tecnologiasda informação e comunicação como recurso para as aulas de matemática podem modifi car essa prática,e o aluno passa a ser o ator principal do processo de ensino e aprendizagem. Constatou-se também quea metodologia webquest favorece situações de aprendizagem e contribui com a consolidação de novaspráticas e, consequentemente, melhora o desempenho e qualidade da educação matemática nas escolaspúblicas.

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Biografia do Autor

Sylmara Fagundes da Silva

Sylmara Fagundes da Silva - Especialista em Estratégias Didáticas com o uso das TIC’s e graduada emPedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, graduada em Matemática pela Faculdade de Tecnologiae Ciência. Professora tutora das disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Matemática EAD daUniversidade Federal de Alagoas.

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Publicado

10-05-2016

Como Citar

DA SILVA, S. F. METODOLOGIA WEBQUEST: apropriação e utilização nas aulas de matemática no ensino médio. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/64. Acesso em: 25 abr. 2024.