METODOLOGIA WEBQUEST: apropriação e utilização nas aulas de matemática no ensino médio

Autores

  • Sylmara Fagundes da Silva

Resumo

Este estudo teve como proposta verifi car como alunos e professores do ensino médio deuma escola da rede pública estadual do município de São José da Laje/AL apropriam-se e utilizam-se dametodologia webquest nas aulas de matemática, buscando analisar até que ponto essa metodologia comopesquisa orientada pode contribuir para a consolidação da aprendizagem do ensino da matemática noensino médio. Como procedimento metodológico, utilizou-se a abordagem qualiquantitava. Optou-sepor um levantamento bibliográfi co, complementado por uma pesquisa de observação com a aplicação deuma webquest e um questionário de entrevista. A aplicação do questionário ocorreu em duas partes: um,antes da observação com a utilização da webquest e, outro, depois. O estudo apontou que a educaçãomatemática ainda tem o professor como principal detentor do conhecimento, e que o uso das tecnologiasda informação e comunicação como recurso para as aulas de matemática podem modifi car essa prática,e o aluno passa a ser o ator principal do processo de ensino e aprendizagem. Constatou-se também quea metodologia webquest favorece situações de aprendizagem e contribui com a consolidação de novaspráticas e, consequentemente, melhora o desempenho e qualidade da educação matemática nas escolaspúblicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylmara Fagundes da Silva

Sylmara Fagundes da Silva - Especialista em Estratégias Didáticas com o uso das TIC’s e graduada emPedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, graduada em Matemática pela Faculdade de Tecnologiae Ciência. Professora tutora das disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Matemática EAD daUniversidade Federal de Alagoas.

Referências

AZEVEDO, Marcos Cruz de.WEBQUESTS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE

MATEMÁTICA.2011. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestre em Ensino de Ciências, Educação,

Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy” Unigranrio, Duque de Caxias, 2011. Disponível em:

tede.unigranrio.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=163>. Acesso em: 25 dez. 2014.

AZEVEDO, Marcos Cruz de et al. WebQuests, ofi cinas e guia de orientação: uma proposta integrada para a formação

continuada de professores de matemática.Bolema: Boletim de Educação Matemática,Rio Claro, v. 27, n. 46,

p.1-10, ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2013000300021&script=sci_

arttext>. Acesso em: 20 fev. 2015.

BRASIL. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. PCN Ensino Médio: Orientações Educacionais

complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2002. Disponível

em: <http://portal.mec.gov.br/index>. Acesso em: 15/01/2015.

___________. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Secretaria da Educação Básica, 1999. Disponível

em:< http://portal.mec.gov.br/index>. Acesso em: 15/01/2015.

BRASI.Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Ofi cial

da União. Brasília,DF,1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Profi ssional e Tecnológica. Fundamentos e Práticas na EAD/

Artemilson Alves de Lima, --Edição revisada e atualizada. –Cuiabá, Universidade Federal do Mato Grasso/Rede E-tec

Brasil, 2012.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A Educação Básica no Brasil. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.80, pp. 168-200. ISSN

-4626.Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002008000010 >. Acesso em: 5 ago 2015.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria á prática. 18. ed. Campinas: Papirus, 2009.

DODGE, Bernie. Novo método orienta pesquisa na Internet. Revista Educa Rede.Disponível: < http://www.

educarede.org.br/educa/img_conteudo/tecnologia4.html>Acesso em: 20 dez. 2013.

FIORENTINI, Dario. LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e

metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2012.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos e Pesquisa. 1ed. Porto Alegre; Editora UFRGS,

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8 ed. Rio

de Janeiro: Record, 2004.

HOUAISS, A. et al. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.

MARQUES, Adriana Cavalcanti & CAETANO, Josineide da Silva. Utilização da Informática na Escola In:

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: refl exões sobre a prática. Maceió:

EDUFAL, 2002.

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: refl exões sobre a prática. Maceió:

EDUFAL, 2002.

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo; VIANA, Maria Aparecida Pereira (Org.).Projetos utilizando webquest: a

metodologia webquest na prática. Maceió: Q Gráfi ca, 2004. 450 p.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Formação de Professores para

Aprendizagem na Internet: O Webquest como Investigação Orientada. Disponível em:

educarhojeonline.com/webquest/apresentacao.htm>. Acesso em: 30 dez. 2014.

ORTIGÃO, M. I. R. Currículo de Matemática e desigualdades educacionais. Pontifícia Universidade

Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.194f. Tese (Doutorado em Educação).

PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. Disponível em:< https://docs.google.com/

document/d/1XXFbstvPZIT6Bibw03JSsMmdDknwjNcTYm7j1a0noxY/edit >. Acesso em 25/12/ 2014

QUEIROZ, Cintia M. et. al. EVOLUÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL:

O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 5., 2009, Uberlândia Mg: Universidade

Federal de Uberlândia, 2009. 15 p. Disponível em: <http://www.simposioestadopoliticas.ufu.br/imagens/

anais/pdf/EP07.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2015.

SAVIANI, Dermeval. O Direito a educação e a inversão de sentido da política educacional. Revista Profi ssão

Docente Online,Uberada, v. 11, n. 23, p.45-58, jul. 2011.

SUZUKI, Juliana Telles Faria; RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis. Tecnologias em Educação: pedagogia.

São Paulo: Person Education do Brasil, 2009.

VASCONCELOS, C.C. Ensino-aprendizagem da matemática: velhos problemas, novos desafi os. Lisboa:

Instituto Politécnico de Viseu, 2000.

VIANA, Maria Aparecida Pereira. Aprendizagem na internet: a metodologia webquest na prática. Maceio:

Universidade Federal de Alagoas,2003,Curso de Mestrado em Educação, Centro de Educação,142 f.

Dissertação (Mestrado).

Downloads

Publicado

10-05-2016

Como Citar

DA SILVA, S. F. METODOLOGIA WEBQUEST: apropriação e utilização nas aulas de matemática no ensino médio. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/64. Acesso em: 21 nov. 2024.