TÔ LIGADO: uma ação pedagógica inventiva para o desenvolvimento sustentável na educação OnLIFE
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v9i2.674Palavras-chave:
Educação OnLIFE; aprendizagem inventiva; cidadania; desenvolvimento sustentável.Resumo
O presente artigo propõe-se discutir práticas pedagógicas que promovam a inventividade, a cocriação e a colaboração e tem por objetivo apresentar a ação “Tô Ligado!”, que emergiu da vivência de cidadania digital MOVEOnCibricity no contexto do I Festival Internacional de Cidadania Digital, desenvolvida pela Rede Internacional ConectaKaT. A pesquisa se desenvolve a partir do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção e está fundamentada na perspectiva da Educação OnLIFE. Tem como resultados o desenvolvimento de outras ações, constituindo a característica reticular e conectiva da ConectaKaT, sendo eles: a WebSérie Entrevistas, a Campanha/Jogo Segurança na Internet e nova WebSérie TomKaT nas Escolas. Esta ação apresenta contribuições significativas na construção de práticas pedagógicas inventivas e cocriadas na perspectiva de uma Educação OnLIFE, contribuindo também para um habitar engajado no ensinar e no aprender. Além disso, a ação “Tô Ligado!” se configurou como uma potente prática na construção de conhecimentos em torno de temáticas que se relacionam ao desenvolvimento sustentável. Assim, a ConectaKaT tem se estruturado enquanto uma plataforma viva de interação ecológica, propícia à invenção de novas metodologias e práticas pedagógicas, evidenciando uma nova política cognitiva em Educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.